A competição do Olhar
O Olhar de Cinema revelou hoje seus longas de abertura, encerramento e as mostras competitivas que farão o período entre 5 e 13 de junho próximo muito mais quente em Curitiba. Filmes premiados ao redor do mundo, pré estreias mundiais de filmes brasileiros de prestígio, lançamentos nacionais do melhor que se viu em Berlim, Rotterdam e Cinéma du Reel, entre outros, farão do Olhar mais uma vez um dos melhores festivais de cinema brasileiros, nessa oitava edição que promete ser tão boa ou ainda melhor que os anos anteriores.
Também foram anunciados o júri das mostras competitiva, da Novos Olhares e da Outros Olhares, formados por profissionais de todo mundo, como a cineasta Rita Azevedo Gomes (que também lançará por lá seu novo filme, 'A Religiosa'), a curadora Flavia Cândida, o igualmente curador Alberto Ramos, entre outros profissionais.
Na abertura, teremos a honra de assistir 'Banquete Coutinho', um documentário com o melhor de cenas inéditas de um dos nossos maiores cineastas, Eduardo Coutinho, pra matar a saudade de um maestro que partiu prematuramente. O encerramento do Olhar estará a cargo de 'Breve História do Planeta Verde', co-produção Argentina/Espanha/Brasil, que venceu o Teddy de ficção no último Festival de Berlim.
A seleção não decepcionou nas escolhas, incluindo diversos dos longas mais esperados da nossa cinematografia em 2019, além de uma lista privilegiada de títulos premiados e selecionados em outros festivais europeus e que terão sua primeira exibição no país através do Olhar. Do lado nacional teremos o novo longa de Letícia Simões (de 'O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva'), o filme novo de Affonso Uchoa depois de 'Arábia', uma reunião entre Clarissa Campolina e Luiz Pretti, o premiado filme de Eliza Capai, 'Espero tua (re)volta', além de 'Indianara', documentário que acabou de ser selecionado pro ACID, em Cannes.
Na área internacional, temos o premiado 'Entre Duas Águas' de Isaki Lacuesta, além de produções dos quatro cantos do planeta, tais como França, EUA, Bélgica, Argentina, China, Indonésia, México, Cuba, Coreia, Equador, Síria, Portugal e muitos outros. Uma seleção caprichada do melhor do cinema independente mundial, que vem tentando um espaço no nosso circuito, e que começa sua jornada no país através do Olhar, tentando novas oportunidades.
A mostra Novas Olhares busca mais uma vez um olhar diferenciado e um pouco mais experimental sobre a seleção, com opções estético-narrativas diferenciadas. Já a Outros Olhares busca observar as preocupações sociais do presente e como reverberam todas as situações envolvendo as diferenças do mundo atual e as tentativas de comunicação possíveis. Esses três grupos de filmes formam apenas uma parte de uma seleção de 130 produções que em menos de um mês estarão disponíveis no Olhar de Cinema, buscando debates e a difusão de ideias ligadas ao audiovisual, e que tende unir (como os melhores festivais) o melhor cinema ao melhor círculo de conversas.
Abaixo, a seleção completa:
COMPETITIVA | LONGA
PRETÉRITO.IMPERFEITO (Wan Mei Xian Zai Shi, dir. Shengze Zhu | China/Estados Unidos, 2019, 124’)
COMPETITIVA | CURTA
TERRAS DO MAR/ (Tierras del Mar, dir. Azucena Losana | Argentina, Chile, 2018, 6’)
NOVOS OLHARES
LEVANDO DOCES AO CAVALO (Ghode ko Jalebi Khilane le ja Riya Hoon, dir. Anamika Haksar | Índia, 2018, 121’)
OUTROS OLHARES | LONGA
UMA NOITE DE INVERNO (Gyeo-Wul-Ba-Me, dir. Woo-Jin Jang | Coreia do Sul, 2019, 92’)
OUTROS OLHARES | CURTA
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