Jean-Pierre Jeunet acusa Guillermo Del Toro de plágio
Compartilhe
Diretor conhecido no início da década de 2000 por realizar projetos de destaque como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), o francês Jean-Pierre Jeunet acusou o cineasta mexicano Guillermo Del Toro de ter copiado em seu recente sucesso A Forma da Água (2017) uma cena de seu filme Delicatessen (1991).
A cena em questão mostra Elisa (Sally Hawkins) e Giles (Richard Jenkins) sapateando sentados enquanto assistem um clássico hollywoodiano, que seria similar a um momento do filme francês. Em entrevista ao Ouest-France, Jeunet afirma ter confrontado Del Toro sobre isso: "Eu disse: 'você tem muita imaginação, muito talento. Por que roubar as ideias de outros? Del Toro disse: 'nós devemos tudo a Terry Gilliam'. De acordo com Del Toro, ele não rouba de outros, é Terry Gilliam que influenciou a todos nós. Quando ele dirige a cena do casal sentado à beira da cama dançando com os pés, com a TV tocando no fundo, é tão copiado e colado de Delicatessen que chegou um momento que eu disse a mim mesmo que ele não tem respeito próprio".
O diretor disse que "é óbvio que ele tinha Delicatessen em mente" mas que está mais desapontado do que irritado, pois acredita que "Del Toro tem talento o suficiente para não fazer isso".
Confira as duas cenas abaixo.
A Forma da Água
Delicatessen
Plágio aonde? Jeunet quer só atenção.
Bem, acho que muitos tbm concordam que o Del Toro tem talento suficiente pra fazer algo melhor do que fez nesse filme no geral.