Um dos mais belos rostos de Hollywood é também uma mulher de talento e de papéis de desafiadores.
Não sendo apenas mais um rosto bonito de Hollywood, Angelina Jolie consegue reunir talento, charme e profundidade em suas interpretações, e aproveitar muito bem o belo rosto, munido dos lábios mais desejados do mundo e de olhos que fariam muitos homens se perderem em pensamentos, mesmo em papéis mais exigentes.
Nascida em Los Angeles, Califórnia, no dia 4 de Junho de 1975, é filha do famoso ator Jon Voight e por isso sempre foi acostumada a esse mundo maravilhoso do cinema. Formou-se na faculdade de New York (New York University) em cinema, e participou de 5 filmes estudantis do USC School of Cinema, todos dirigidos pelo seu irmão James Haven. Antes de começar sua vida nas telonas pelo mundo afora, foi modelo em New York, Londres e Los Angeles, onde participava de clipes de artistas famosos, como Lenny Kravitz e Meatloaf e, mais recentemente, depois de ter iniciado sua carreira como atriz de cinema, protagonizou o clipe "Anybody Seen My Baby?", do famoso grupo Rolling Stones.
Sua mãe é Marcheline Bertrand e possui um irmão 2 anos mais velho, o já citado James Haven, a quem é muito ligada. Tatuou, no pulso esquerdo, a letra H, que mantém em sua homenagem. Aliás, tatuagem é o que não falta no corpo da diva, que dentre tantas possui uma em especial, na barriga, em forma de X, que está escrito em latim, "aquilo que me nutre me destrói". Em algumas entrevistas assumiu ter tido relações homossexuais, mantém um diário na internet com informações sobre as ações de caridade que realiza na África, tem uma coleção de facas, recentemente foi nomeada embaixadora da ONU, é canhota e não possuir agente ou empresário... Essas são algumas características a mais de nossa musa em questão.
Casou-se com Jonny Lee Miller em 3 de Fevereiro de 1995, conhecendo-o nos sets de filmagens do filme Hackers - Piratas de Computador, porém o casamento se desfez em 1999, durando 4 anos. Casou-se novamente em 5 de Maio de 2000 com o ator Billy Bob Thornton, 20 anos mais velhos, de quem se separou recentemente, devido aos constantes ataques de infidelidade por parte do ator. Jolie deu tantas chances a Billy... Mesmo depois de tanta traição, ela ainda se dispôs a esperá-lo voltar de um tratamento. Billy transou com a terapeuta, o que foi o cúmulo para a separação acontecer. Jolie tem a guarda da filho que o casal adotou.
Dentre suas inúmeras premiações, foi nomeada uma das 50 pessoas mais belas do mundo, em 2000, de acordo com uma lista da People Magazine; a mulher mais sexy do mundo pela Swedish magazine Café; ficou em 87º lugar na lista da Premiere 2002 da Power 100 List; foi indicada ao Emmy quando interpretou o filme Gia - Fama e Destruição; ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz coadjuvante pela sua presença no maravilhoso Garota, Interrompida, de 1999.
Depois das filmagens de 60 segundos, no qual estrelou ao lado de Nicolas Cage, Jolie começou as filmagens de Tomb Raider, esperadíssimo pelos gamemaníacos ao redor do mundo. O filme não foi lá essas coisas, mas teve muitas características do game, com diversos movimentos realizados pela musa, que lhe rendeu um cachê de 7 milhões de dólares. Em Pecado Original ela estrela ao lado de Antonio Banderas um thriller romântico, pena que com um roteiro fraco e pouco trabalhado, apenas aproveitando da beleza visual dos dois atores, inclusive em uma picante cena de sexo.
Uma Vida em Sete Dias é uma auto-reflexão sobre caminhos da vida, como pessoas podem errar tanto, passar por cima de outras, para conseguir o que deseja na vida. Seu cabelo louro oxigenado conseguiu a proeza de deixá-la menos bela do que de costume em um filme que é bem mais ou menos. A continuação do sucesso Tomb Raider chegou em 2003 com o sub-título A Origem da Vida, um filme que não se leva a sério, mas que nem por isso consegue divertir o público. Situações absurdas demais, que não empolgam a ponto de conseguir sustentar todo o projeto. Angelina nem iria atuar nessa seqüência, mas voltou atrás após ver que poderia perder um bom papel.
Ainda em 2003 protagonizou Amor Sem Fronteiras, um filme que começa ligeiramente bem para os padrões Hollywoodianos, cheio de críticas e denúncias sobre os abusos que acontecem na África. Uma pena que a intrigante trama dê lugar a mais uma história de amor fria e feijão com arroz, claramente intencionada a fazer as pessoas chorarem ao final. Destaque para Clive Owen, ainda não tão conhecido, fazendo seu par romântico.
Em 2004 vieram quatro produções bastante diferentes. A primeira delas é um suspense muito, mas muito ruim chamado Roubando Vidas, que cai em todos os clichês para agradar o público, mas sem sucesso em nenhum ponto. Depois veio a animação O Espanta Tubarões, emprestando sua voz a uma linda peixinha sexy. Nesse filme participaram diversas outras estrelas, como por exemplo Will Smith, Robert De Niro, Renée Zellwegger e Martin Scorsese.
Capitão Sky e o Mundo de Amanhã é um novo modo de se fazer cinema, que está sendo repetido em Sin City, onde 100% dos cenários são gerados em computador após os personagens terem filmado suas cenas. Jolie, na verdade, faz uma pequena participação, bem inferior ao que está acostumada a participar. Em Alexandre era sua grande chance de emplacar um mega sucesso, mas a narrativa irregular de Oliver Stone acabou se revelando um tiro pela culatra, pois o filme fracassou tanto em crítica quanto em público.
Em 2005, vimos nossa diva em Sr. e Sra. Smith (nenhuma relação com o filme homônimo de Hitchcock), um policial recheado de comédia com Brad Pitt. Eles são um casal de assassinos que não sabem da profissão do outro, até o dia em que recebem a ingrata missão de eliminar o parceiro. Nos sets começaram um romance, que antes de ser assumido culminou na separação de Pitt e Aniston. Atualmente, Brad Pitt e Angelina Jolie estão casados.
Em O Bom Pastor, com direção de Robert De Niro, o filme contou quarenta anos da história dentro da CIA pela visão de James Wilson, um de seus fundadores. Além de Jolie, estão no elenco o próprio De Niro e Matt Damon. No ano seguinte, Angelina protagonizou dois trabalhos bem distintos: A Lenda de Beowulf, como a sensual mãe de Grendel, papel digitalizado que a deixou embaraçada com sua “exposição”, e O Preço da Coragem, um drama histórico sobre a Mariane Pearl, que perdeu o marido do Wall Street Journal quando ainda estava grávida de seis meses.
Mas foi em 2008 que os holofotes se voltaram para Angelina. Com A Troca, filme do mestre Clint Eastwood, deixou de aparecer na mídia apenas por sua relação com Brad Pitt e nos presenteou com mais um belo trabalho. Christine Collins é uma mãe solteira dos anos vinte, que bate de frente com o governo dos EUA depois que seu filho some e eles trazem de volta um menino que não é o seu. Sua luta para encontrar a criança lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar.
Ainda em 2008, participou de duas produções mais comerciais, O Procurado, em que interpreta uma sensual assassina de uma sociedade secreta com conceitos muito doidos, e Kung Fu Panda, emprestando sua voz para a Tigresa, nessa animação da Dreamworks que conquistou o público pelo seu carisma e temática. Uma continuação já foi confirmada para 2011, mas ainda não se sabe se ela reprisará o papel.
Presença forte nas telas, carismática, símbolo sexual, lábios carnudos e desejados, interpretações marcantes e muito estrelato no currículo atual e futuro. Essa é Angelina Jolie.