Clint Eastwood, o maior símbolo do cinema americano, ironicamente foi revelado ao mundo por uma série de produções italianas conhecidas como “Trilogia dos Dólares”, conduzidas pelo diretor Sergio Leone. O ator não se dedicou exclusivamente ao western em sua prolífica carreira, mas decididamente ficou marcado para sempre como um dos maiores ícones, senão o maior, do gênero. (Seu rival é John Wayne).
Josey Wales (Eastwood) é um pacato fazendeiro sulista em plena Guerra da Secessão, até a chegada de um grupo de pistoleiros aliados ao Exército da União, conhecidos como “Botas vermelhas”, que incendeiam sua casa e assassinam sua mulher e filhos. Sobrevivendo com uma cicatriz no rosto e o calor do ódio em seu coração, Wales se une ao grupo dos sulistas e parte para a guerra. Sua vingança não é apenas contra o bando que destruiu sua família, mas contra qualquer soldado do exército inimigo, e logo sua fama se espalha. Mas, como ocorreu historicamente, o sul perde a guerra e os soldados restantes são obrigados a depor as armas, se render e jurar lealdade à bandeira americana. Como bom vingador solitário que é, Wales não se rende, ataca o acampamento inimigo matando vários soldados e inicia uma jornada épica pelo velho oeste até o Texas, com soldados e caçadores de recompensa no seu encalço.
Em resumo, o filme é ótimo. Trata-se de uma espécie de Apocalypse Now na Terra de Ninguém. Um homem que não se importa mais com a vida se permite qualquer desafio. Wales em sua jornada se depara com um velho índio Cherokee que profere um discurso bem realista sobre as injustiças que seu povo sofreu nas mãos dos brancos, mas seu ouvinte a usa como historinha para dormir. Em cada cidade, um tiroteio, cada parada revela um aspecto do oeste selvagem ao espectador. E em geral, um aspecto ruim, mostrando as piores adversidades de viver naquela época. Uma índia é espancada pelo patrão, mas descobre que os clientes estupradores são piores. Uma velha senhora desbocada e sua linda neta vindas do Kansas, que terminam atacadas por comancheros no meio do deserto em uma sequência de cenas digna de Mad Max. Uma cidade em processo de desertificação após o esgotamento da mina de prata, onde os decadentes cidadãos se reúnem em um Saloon sem bebidas. Embora se mostre imbatível psicologicamente, Wales ao longo do percurso parece começar a reaprender sentimentos como amizade e talvez até amor, mas apenas a pólvora vai proporcionar a paz que ele busca.
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