Em novembro de 2011 foi lançado um dos filmes de ficção mais esperados do ano, “O preço do amanhã” sob a direção e roteiro de Andrew Niccol, mesmo diretor do grande sucesso “Senhor das armas”(2005).
Esse filme além de uma linguagem ágil, filosófica, ousada e muitas vezes subliminar, traz uma fotografia ousada, perspicaz e futurista.
O início do longa metragem é marcado por uma fase temporal, ou seja, um tempo cronológico muito á frente do atual, onde o jovem Will Salas(interpretado pelo Justin Timberlake ) que luta por sua sobrevivência , pois naquela época as pessoas param de envelhecer aos 25 anos e a partir daí tem somente 1 ano de vida; Além disso todas as coisas que o dinheiro compraria é descontado do seu “ relógio”(contador de horas no antebraço das pessoas) , como Will é um jovem de periferia ele tem que trabalhar exaustivamente para ganhar tempo e garantir cada segundo de vida, dele e de sua mãe.
Após encontrar em um bar Henry Hamilton (Matthew Bormer) cujo relógio tem 116 anos Will decidi ajudá-lo, pois Henry tem sua vida ameaçada por gangster, Henry naquele momento tinha vivido 105 anos e conta a verdade ao Will sobre o tempo e o controle populacional.Após a bem sucedida fuga, os dois se escondem em um prédio abandonado e durante á noite Henry repassa ao todo o seu tempo ao Will enquanto ele dorme, com apenas alguns minutos de vida, Henry vai á uma ponte próxima e aguarda seus últimos minutos de vida, enfim Henry morre, Will fica com mais de um século no relógio, e fica na mira dos guardiões do tempo que pensam que Will matou Henry para roubar seu tempo. Já com a verdade Will se apressa para socorrer sua mãe que estava quase sem tempo, e em uma cena emocionante, e com muita ação.
Com a mãe morta e a verdade revelada, Will parte para outra zona de tempo(cidade com um padrão de vida altíssimo)e quer de qualquer forma , acabar com a desigualdade. Já na nova zona , Will conhece o magnata dono de um banco de tempo Philippe Weis( Vicent Kartheiser), Will seqüestra sua filha Silvia Weis(Amanda Seyfried), com quem inicia um romance; Juntos Will e Silvia tentam burlar o sistema, inclusive Silvia roubando o banco do próprio pai.
Esse filme é um sonho para os filósofos e revolucionários de plantão, pois denuncia o controle que o sistema tem sobre nós e a desigualdade da população.O diretor ousou, pois o roteiro foi desenvolvido na medida certa sem exageros, o filme mesmo com baixa bilheteria, não decepcionou, pelo contrário agradou ao som de uma “brasileiríssima trilha sonora”.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário