Antes de 'Frenesi' ser lançado, a carreira de Hitchcock estava um tanto abalada, pois o último filme até então fora um fiasco junto ao público e a crítica. Trata-se de 'Topázio', que hoje em dia é considerado o pior filme do mestre do suspense. O provável motivo de tantas pessoas terem torcido o nariz é que Hitchcock vinha trilhando uma carreira estável, sempre com trabalhos representativos, que ficavam acima da média do que se fazia na época. No entanto, não podia se dizer o mesmo 'Topázio', que decepcionou mais pela grande expectativa do que por "méritos" próprios. De fato, o filme pecou em vários aspectos, tornando-o bastante arrastado e até desinteressante em certos momentos, mas jamais merecendo ser classificado como ruim.
Assim, 'Frenesi' serviu como uma ruptura, uma demonstração de auto-renovação por parte do cineasta. Adaptando-se às novas tendências do cinema, como possuindo um maior realismo, associado a pitadas mais generosas de humor negro e uma apelação mais violenta, 'Frenesi' também dividiu e divide opiniões entre os fãs de Hitchcock.
Se por um lado recebeu elogios por ser corajoso e ousado, buscando atualizar seu estilo, por outro foi acusado de ser apelativo, seja pela (sutil) nudez e pela certa sensualidade, seja pelas cenas violentas que já eram tendência principalmente entre os filmes norte-americanos daquela época, fazendo-o ser apenas "mais um entre os demais". O fato é que era inevitável, àquela altura, que Hitch promovesse algumas mudanças em seus futuros trabalhos, pois sua fórmula, apesar de consagrada, mostrava um certo desgaste, comprovada pela falta de inspiração de 'Topázio'.
Por isso, apesar de a grande maioria definir 'Frenesi' como um filme médio, eu creio que trata-se de um dos melhores (entre vários) trabalhos de Hitchcock, tanto pelo que representa - por ser penúltimo filme, além de tudo o que foi dito nesse texto - quanto pela sua verdadeiras qualidades cinematográficas.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário