Alguns filmes têm a incrível capacidade de se manterem sempre atuais. O tempo passa, mas o filme não se torna datado, e, justamente, por isso tem sua fórmula usada repetidas vezes por outros. Um exemplo clássico desse caso é (o também clássico) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen.
Dirigido, co-escrito e estrelado por Allen, o filme começa com o personagem central, Alvin Singer (Allen, com seu jeito peculiar de falar) conversando com a platéia – artifício muito usado pelo diretor – sobre si, sobre seu relacionamento recém-terminado com Annie (Diane Keaton) e como vem mentalmente montando pedaços dessa relação, buscando entendê-la. É dessa forma que tudo prossegue, como uma reunião aleatória de trechos desse relacionamento, indo e voltando no tempo, mostrando como foi a vida do casal.
O filme é muito bem escrito, sendo composto, como é normal nos textos de Allen, por diálogos rápidos e divertidos, tratando de forma profunda e inteligente o relacionamento entre os dois personagens, mas de uma maneira leve, descontraída.
É, também, inventivo na forma como nos conta a história. Tela divididas, personagens quebrando a quarta parede, “viagens no tempo” e até um trecho em animação são alguns dos artifícios usados por Allen, que, somados a uma edição dinâmica, dão ao filme um ar moderno. Uma cena em especial é muito famosa: aquela onde os personagens de Allen e Keaton conversam e vemos, sobre as falas, o que eles estão pensando.
Keaton (a melhor das musas de Allen) teve o papel escrito especialmente para ela (Annie Hall é um apelido seu), e por isso, talvez, esteja tão à vontade interpretando a si mesma. O jeito atrapalhado e o figurino unissex composto por gravatas, coletes e camisas largas fizeram muito sucesso entre as mulheres da época.
Entre muitos outros prêmios, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa recebeu 4 Oscars – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original. Foi o único trabalho de Allen a receber tantos Academy Awards (ele só receberia outro, pelo roteiro de Hanna e Suas Irmãs), talvez pela atitude do diretor, que não compareceu à cerimônia, pois tinha, como em todas as segundas-feiras, de tocar clarinete com sua banda de Jazz em um pequeno bar...
Clássico das comédias românticas, tem influência incrível sobre a maioria dos filmes sobre casais e discussões de relacionamentos que vemos por aí. Antes do Amanhecer, Prova de Amor, 500 Dias com Ela e o brasileiro Apenas o Fim são filhos legítimos de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Um filme de 1977, mas que está longe de se tornar velho.
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