Um Lugar Qualquer marca a volta de Sofia Coppola às comédias dramáticas – gênero que a tornou famosa e que não era visitado pela moça desde Encontros e Desencontros.
Não que isso signifique uma quebra ontológica em relação ao seu filme anterior, Maria Antonieta, já que Coppola, apesar de vagar por cenários diferentes em seus trabalhos (da frança pré-revolucionária ao Japão contemporâneo), mantém a mesma essência em todos eles: o retrato de alguém inadequado ao meio em que vive.
Aqui, conhecemos Johnny Marco (Stephen Dorff – tão inusitado quanto Bill Murray em Encontros e Desencontros), um famoso ator de filmes de ação e sua vida repleta de extravagâncias, da qual ele tem pouco ou nenhum controle. Apesar das festas e do hedonismo, Johnny vive em um completo tédio, a ponto de adormecer enquanto duas gêmeas lindas dançam ao som de My Hero do Foo Fighters. Assim como faz com sua Ferrari nas horas vagas, Johnny anda em círculos dentro daquele universo que, ironicamente, é o que o faz existir, que o torna o que ele é.
Mais uma vez, Sofia utiliza do artifício feminino para tirar seus protagonistas do limbo existencial em que estão presos, e a relação paternal que era metafórica em Encontros e Desencontros ganha ar literal com a entrada de Cleo (Elle Faning, irmã da Dakota), filha de 11 anos de Johnny e que passará alguns dias na luxuosa suíte na qual ele mora. Nesses poucos dias junto de Cleo, Johhny perceberá que ainda existe salvação para si, e que é justamente sua filha, alguém que, de fato, precisa dele, a chave de tudo.
Sofia filma tudo isso sem nenhuma pressa, com pouquíssimos diálogos, abusando do caráter contemplativo de sua câmera. Observamos o dia-a-dia dos dois calmamente (o videogame, o ping-pong, a patinação no gelo, o violeiro no hotél), sentindo o que eles sentem, sem a necessidade de nenhum diálogo.
É justamente nesse aspecto que o filme pode se tornar chato para alguns, que, acostumados com o cinema dinâmico e explicativo típico de Hollywood, talvez não tenham paciência para a sutileza de Coppola. Uma pena, pois Um Lugar Qualquer é cinema de primeira qualidade.
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