Como se refilma um clássico?
Pense num filme que fez época. Um desses considerados dos melhores, um desses que criaram as imagens mais famosas da história do cinema, um desses que a sua música todos conhecem e que o diretor é quase tão famoso quanto os maiores astros da atualidade.
Todos concordam que Psicose é um filme desses, certo? Quem não conhece a famosa cena do chuveiro? A moça gritando, a música tensa e uma mão empunhando uma faca contra ela. Clássica.
Hitchcock. Vai dizer que nunca ouviu falar! Mestre do suspense. Com Psycho ele filmou a sua obra prima, criando personagens marcantes e inesquecíveis, e controlando livremente nosso medo e nossas angústias.
Aposto que ele se remexeu no túmulo quando resolveram refilmar Psycho...
Em 1998, dirigido por Gus Van Sant (Gênio Indomável, Paranoid Park, Milk), Psycho é relançado, agora em cores. O diretor deve ter aproveitado a ocasião pra mostrar que não tinha nada pra fazer refilmando o que não dá pra ser refilmado.
Claramente vemos a tentativa de fidelidade. Cenários e cenas são meticulosamente refeitos. Efeitos e ângulos de câmera iguais. Cenas filmadas quase exatamente como o original. Mas por quê? Alguém me explica por que uma pessoa iria querer mostrar de novo uma coisa que já foi mostrada, e não só, muito bem mostrada? Eles devem ter pensado que tinha alguma coisa pra melhorar, será? Não acredito nisso.
Os personagens. Essa refilmagem conseguiu fazer dos incríveis personagens algo beirando o medíocre. Atores que não conseguem lidar com a carga necessária de quem estão vivendo. Em certos pontos parece até que eles acabam revelando de graça aos espectadores informações que deveriam ser sutilmente contidas nas interpretações, mas que aqui parecem abertamente mostradas devido à falta de cuidado em humanizá-los.
Enfim, tudo o mais que pode ser comentado cairá sempre na mesma indagação: Por quê? Não tem porquê contar de novo uma história que já foi contada.
Como se refilma um clássico? Quer saber? Nem tente...
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