
- Direção
- Álvaro Brechner
- Roteiro:
- Álvaro Brechner
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Espanha, Argentina, Uruguai
- Estreia:
- 27/09/2018
- Duração:
- 105 minutos
Lupas (8)
-
Além de não medir pudores em retratar as sevícias da ditadura uruguaia o filme ainda serve como um painel da capacidade de adaptabilidade e resistência do ser humano frente as adversidades. Não importa se Mujica era de direita, esquerda ou qualquer outro rótulo, ali ele estava despido de quase tudo e celebrava qualquer conquista mínima em direção a humanidade como conseguir se comunicar com seu semelhante através de pancadas em uma cela
-
Talvez seja minha rebeldia atual com políticos de forma geral , e aqui cabe reiterar que não suporto nenhum deles, seja de direita de esquerda ou de centro, ao meu ver todos corruptos, safados que só se interessam e lutam por tomada e ganho de poder para si próprios. Então por mais que seja uma denúncia eu mesmo penso que o mujica passou todo e qualquer político merece em qualquer canto do mundo.
-
O filme vai bem na sua proposta de mostrar com forte realismo o drama do tratamento absurdo que receberam Pepe Mujica e seus camaradas na ditadura uruguaia. Um filme denúncia importante para o momento atual na América Latina e no mundo. Isso por si só já é de grande valia, mas acho que poderia ter explorado outros aspectos conjunturais ou ideológicos que enriqueceriam a obra.
-
Retrato inventivo e cru de um infame evento velado pelo poder. Trespassando conflitos ideológicos, o foco está no fato e na emoção, resquícios de memória mais do que contundentes para resgatar a humanidade que perdemos. Ditadura: NÃO.
-
Seus fortes apelos não passam em vão, mas tampouco fazem 'Uma Noite de 12 Anos' ser tão marcante quanto poderia ser - exceto em dois ou três momentos mais inspirados. Filme que se vale pelos seus temas, e sua ambientação, crescendo pouco além disso.
-
É inaceitável conceber que foi da realidade que veio a matéria-prima deste drama urgente, um alerta para todos aqueles que não querem permanecer de olhos fechados.
-
Vários momentos bem realizados, filmados com bom gosto e sem entrar em pieguices, elevam o resultado final desse necessário registro histórico.
-
Não há como ficar impassível ao drama de Pepe Mujica e seus companheiros. O realismo nos deixa imersos no cárcere e compadece o espectador até o arrebatador e comovente final. Uma grande história de vida e superação, um filme necessário.