Diz tanto em tão pouco tempo, uma relíquia destes que mostraram como se deve combater o ódio racial e de classe: com resistência (de verdade) e organização.
Documentário unilateral que propaga a luta e avisão dos panteras Negras. É um documento histórico sem dúvida ainda que eu jamais pense que o correto é se combater ódio com ódio.
Em poucos minutos, Agnès Varda se concentra sobre um instante bem preciso de um caso muito específico e, daí, extrair os principais pontos da dinâmica de funcionamento dos Panteras Negras e uma exemplificação - sempre atual - da arbitrariedade das forças públicas em relação ao negro na história dos Estados Unidos. Aliando imagens ricas a depoimentos curtos e inspiradores, um bom documento que ajuda a reconstruir visões de quem testemunhou esse grupo político de perto ou até fez parte dele.
O discurso das ativistas na marcha pró-negritude, em Louisiana (onde o racismo fervia) é tão emocionante quanto o discurso de ódio propagado em tribunas, e a cara dos racistas revoltados na plateia. 30 minutos sobre ordem, desordem e progresso.