Assim como Eu, Daniel Blake e Dois Dias e Uma Noite é uma obra de realismo social que retrata as feridas do desamparo econômico numa Europa parcialmente em crise. Consegue arrancar de sua simplicidade todo um calor humano sem nunca encostar no jargão ou em algum ponto apelativo.
Tinha atuação melhor pra premiar nessa seleção, não? A moral do filme é boa mas pouco introspectiva e só aprofunda mesmo na meia hora final. Não é exigido muita coisa de Lindon que está melhor quando o personagem começa a trabalhar.
Com um título original ainda mais correto - a lei de mercado, o longa é previsível enquanto narrativa, mas seguimos cada passo desse escancaramento das rachaduras do capitalismo como se pisássemos em ovos, desafiando o espectador numa premissa palpável.
Extremamente bem filmado e bem atuado, esse retrato de um trabalhador comum, que mal consegue manter o pouco que conquistou, só perde força por alguns exageros panfletários.
Abre margem para uma discussão oportuna e cada vez mais urgente nesses tempos de sobreposição dos bens sobre as pessoas, bem como da lógica absurda que vem regendo o mercado lavorativo. Lindon acerta no desempenho contido.