Tenho por mim que o "polar" tem em geral grandes méritos estéticos ao mesmo passo que sua frieza congelante acabam diminuindo o frisson que o filme policial exige. Aqui a trilha de morricone impede esse clima frio. Um filme de golpe/roubo bem realizado com 3 gigantes nas atuações. Pena ter encontrado uma versão dublado em inglês.
323. OS SICILIANOS
(Le clan des siciliens)
Henri Verneuil | 1969
França
8.0
Um autêntico filme de roubo, com esquemas engenhosos e descobertas que garantem reviravoltas. Ciente do nicho ao qual pertence, o enredo se permite alguns clichês e, por isso mesmo, também se revela uma sessão eficaz.
Reunindo no elenco três lendas do Cinema francês (Jean Gabin, Alain Delon e Lino Ventura), "Os Sicilianos" é um policial (Polar) frio, inteligente e elegante. E tem uma trilha sonora impecável de Ennio Morricone.
A trilha fantástica de Morricone quase nos faz pensar que estamos assistindo um faroeste italiano, elevando ainda mais o estilo e composição desta obra recheada de estrelas do policial francês, e aqui quem se destaca mais é Gabin, que vive um gangster perto de se aposentar dos negócios com uma naturalidade monstruosa que rivaliza com à de Brando e seu Corleone. Delon e Ventura vem logo atrás com papéis feitos na medida pra ambos e claro não desapontam. Ótimo polar.
Um policial francês sofisticado cheio de estilo com uma bela trilha do Morricone. A.Delon num badass que toma champagne, J.Gabin dá aula como gangster da família siciliana pré-Poderoso Chefão. Tem muita classe na direção, só poderia ser curto.