- Direção
- Roteiro:
- Marcelo Machado, Vaughn Glover, Di Moretti
- Gênero:
- Origem:
- , ,
- Estreia:
- 14/09/2012
- Duração:
- 100 minutos
Lupas (12)
-
Dá uma boa dimensão do que foi movimento tropicalista, com imagens garimpadas da época e testemunhos instigantes de uma turma muito boa. Não explica tanto quanto pode parecer, mas serve para acender a fagulha do interesse no público não familiarizado com tudo aquilo.
-
Delicioso de se assistir, emula com identidade própria e reverencial uma efervescência de cultura que é filha do seu tempo e mãe dos nossos sonhos. Como dá pra notar, inspirou-me devaneios e embalou-me pelas artes.
-
Tropicália é um documentário digno desse momento mágico das artes em terra brasilis; ao mesmo tempo que se intensificava o regime de exceção desastroso e cruel.
-
13/01/13
-
Um oitavo do que é Tropicália. Mas ainda assim é verdadeiro, real e fascinante montado com uma excelência poucas vezes vistas. Tropicália sendo tratada como Tropicália.
-
O filme poderia ser todo "Tom Zé". Talvez por ser narrado através de imagens de arquivo (material riquíssimo, por sinal) o filme não tenha abordado o movimento "Tropicália" em sua totalidade. Mas não deixa de ser interessantíssimo.
-
Entre imagens e sons que representam muito o tropicalismo, serve como conhecimento cultural do maior movimento musical da história do país, numa efervescência de ideias e talentos reunidos no nosso mais ridículo período, a ditadura militar.
-
90 multicoloridos minutos com Caetano, Gil, Os Mutantes e o movimento que representou toda a resistência política e cultural de uma geração ardendo em idéias. Brasilidade em alto nível!
-
A cena com o Tom Zé ditando a essência do filme é pra chorar de rir. Um valioso documento audiovisual sobre um dos períodos mais importantes da música brasileira, como não poderia deixar de ser.
-
Mais do que recuperar a partir de um ótimo uso de imagens de arquivo e uma edição inteligente (praticamente não vemos os depoimentos, só ouvimos) a importância do movimento, o longa também ressalta as suas ambiguidades. E Rita Lee era ( e é) encantadora.
-
Técnica: 9.5 Lógica artística: 10 Lógica científica: 7.0 Nota: 8.83
-
Marcelo Machado e a sua ode a um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros de todos os tempos. Para se cantar junto com Caetano, Gil, Rita, Nara, Tom Zé, Arnaldo e tantos outros.