O trauma pós-bomba sobre o Japão foi foda msm e levou a mta imigração. Kurosawa mexe nesse vespeiro representando a paranóia, a importência humana e o conflito de gerações. Style d+ vê-lo falando da imigração p/SP e Mifune monstro fazendo o velho puto.
Documento histórico importante sobre o medo que assolou o mundo até o fim década de 80 e que infelizmente ainda assolará eventualmente a humanidade em algum ou outro momento. Prefiro os dramas familiares de Kurosawa do que seus filmes de samurai.
A impotência do homem - enquanto indivíduo - diante da estupidez e demência do mundo. O desespero, a tragédia de uma nação, a fragilidade da vida e o egoísmo próprio de cada um. Kurosawa trabalha esses temas em um filme categórico, dilacerante e aflitivo.
Conflitos em família examinados com olhar atento e grandes interpretações. Kurosawa sempre merece crédito, inclusive quando trilha um caminho mais íntimo, avesso a grandes batalhas físicas.
A agonia e medo de Mifune é sufocante e por vezes irritante tamanho seu desespero não igualmente compartilhado.
Provavelmente muitas pessoas naqueles anos se sentiam assim,pelo caráter exagerado dos japoneses devia ser terrível de acompanhar.