Interessante demais, principalmente no começo apaixonante.
Transborda vida, saudade, lembranças.
Perde bastante após virar uma saga de rebeldia, acelera demais e não deixa espaço pra detalhar - característica comum dos infinitos filmes sobre a questão taiwanesa, são bem específicos, sem uma noção anterior não acompanha.
Passa voando, ritmo muito bom.
Os filmes orientais são mais brasileiros que o cinema do Brasil.
Personagens profundamente humanos em meio as turbulências de um território sem identidade. Jovens que sentem o deslocamento próprio da adolescência. Frustrações e impossibilidades do cotidiano da vida. A violência que cerca, oprime, faz a leitura de uma época. A submissão amargurada diante de uma sociedade que não lhes serve. O tempo que nunca traz mudanças. Edward Yang buscou em suas memórias falar da vida, da história de seu país, da presença familiar, da emoção humana. Um belo filme!
Nesse épico da juventude em Taiwan, impressiona a belíssima cinematografia que convence e muito que estamos nos anos 60. A ambientação é ainda engrandecida pela impecável direção de arte, figurino e fotografia. Yang também faz um ótimo trabalho com a direção, que passeia pelos locais do longa com uma calma e elegância. Porém, os diversos personagens mais atrapalham do que agregam valor. A história é confusa e as sub-tramas do filme não cativam deixando boa parte da experiência arrastada.
Com grande rigor formal, Yang explora a mesma temática (juventude, delinquência), inserida no mesmo recorte temporal (a Taiwan pós-Revolução Chinesa) que Hou contemporaneamente também muito retratou. Aqui, a formação machista em evidência.
Não nego que os personagens me confundiram em excesso. Mas mesmo assim a representação da vida dos jovens Taiwaneses é tão bela e poética que é difícil não enxergar qualidades nesta obra longa, silenciosa e árdua.
Apresentando roteiro confuso (excesso de personagens, ainda mais com atores ruins e ainda parecidos, pelo menos na visão ocidental), montagem equivocada (lenta e longa, e ao mesmo tempo sem continuidade) e fotografia escura, o filme ficou maçante.