- Direção
- Kenji Mizoguchi
- Roteiro:
- Kenji Mizoguchi (roteiro), Yoshikata Yoda (roteiro), Saikaku Ihara (romance)
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Japão
- Duração:
- 136 minutos
Lupas (9)
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Oharu personifica o sofrimento de gênero em um contexto extremamente opressor. O arco da protagonista se fecha sem redenção, com um progressivo caminhar em direção à margem de seu mundo. A ela, não foi permitido amar, ter conforto, ser confiável ou cultivar esperança. A dor de Oharu só é vista pelo espectador, pois seus gritos são abafados por quem a cerca. Mizoguchi tenta mostrar o que uma sociedade feita por homens faz às mulheres. É desalentador.
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Através de um único fato inicial, Mizoguchi escancara o machismo tradicional do Japão feudal e com isso a vida de Oharu entra em um espiral de desgraças e tristezas sem fim.
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Gosto muito da visão estética de MIzoguchi e embora Oharu tenha uma condução excelente confesso que a temática do diretor começa a se tornar redundante para mim, ainda que exista muito valor em suas críticas ao papel de submissão da mulher japonesa.
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Não era o preferido de Mizoguchi por acaso, é um melodrama poderoso no estilo clássico japonês. Quase um Trier, sem aceitação, a vida de Oharu é atravessada várias vezes por situações difíceis a todo momento, mas a sobrevivência é sua maior qualidade.
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A sensacão é de ter lido um romance clássico, dos longos. Um drama pessoal forte que traz em segundo plano um bom retrato social daquela sociedade, a relacão social entre os gêneros. Uma mulher pobre, mas bela, que passiva passa por diversas desilusões.
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Kinuyo Tanaka absurda ... Obra-prima.
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Mizoguchi transforma sua Oharu em um Compêndio da situação da mulher na sociedade patriarcal japonesa, mas, não somente isso, Oharu é o próprio sentimento de transitoriedade da vida, da efemeridade de tudo: nada é eterno. Filme monumento.
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17/12/14
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O roteiro força um pouco a barra em certos momentos, mas não o suficiente a ponto de ofuscar a beleza de mais esta obra-prima - infelizmente, quase desconhecida - de Mizoguchi. À altura de seus principais trabalhos.