Embora com alguns momentos melodramáticos bonitos ala Borzage é filme com arco dramático que me interessa bem menos do que o esperado. Na época foi um pancadão antinazista!
Um dos filmes mais contundentes sobre o nazismo - como é bom assistir cinema com história, sem abstrações e pseudo-intelectualidade.
O início maravilhoso tão feliz e motivador, recebe uma invertida brutal, vemos toda a sociedade se acabar em pouco tempo.
Aceitar a opinião dos outros é fundamental, tratar o discordante como um leproso é desumano demais.
Assustador ver como a pandemia trouxe de volta o desejo de separar pessoas e detonar quem pensa diferente.
Um grito contra o nazifascismo realizado no calor do momento (1940). Acompanhamos o começo da destruição de um país, uma doença perversa que depois se espalharia pelo mundo. Uma ideologia que semeia o ódio, a intolerância, o fanatismo cego, a estúpida pureza de uma raça. Eles são contra o conhecimento, a empatia, o livre pensamento. Se enganam aqueles que pensam que esse horror morreu em 1945, basta olhar para o Brasil de hoje (e vários outros lugares pelo mundo). Filme indispensável!
Díficil de avaliá-lo pois sinceramente me decepcionei com o quanto é um filme ingênuo e que tenta desesperadamente maquiar a realidade com muito maniqueísmo.
O filme reflete bem o início da ignorância e intolerância nazista (na verdade, o que acontece em todo regime ditatorial), onde pessoas conhecidas, amigos e até familiares se traiam, em nome de uma causa.