
- Direção
- René Laloux
- Roteiro:
- Stefan Wul (romance), Roland Topor (adaptação, roteiro e diálogos), René Laloux (adaptação, roteiro e diálogos)
- Gênero:
- Ficção Científica, Animação
- Origem:
- França, Tchecoslováquia
- Duração:
- 72 minutos
- Prêmios:
- 26° Festival de Cannes - 1973
Lupas (12)
-
2023 Setembro - 083
-
Lembrando demais o estilo Terry Gilliam (que é muito superior) é interessante, tem uma história firme, mas muito batida. Ainda bem que é curto, pois em poucos minutos a novidade passa. Mas possui emoção e boas ideias filosóficas mesmo assim.
-
Um conto fantástico de reverberações reais e imagens bem trabalhadas. Quando a ameaça vem de cima, os pequenos reúnem forças e buscam um jeito de vencer e subverter a ordem dos exploradores e dos explorados.
-
Psicodelia e simbolismo são infimamente priorizados numa obra de fortes mensagens, que se bem analisada, não trazem nada de tão novo assim
-
Tem um "pequeno" problema de mídia/orçamento, que faz você pensar se não fica melhor só nos desenhos. A animação é desengonçada (Parece recorte), mas o filme funciona pelas ideias e traços.
-
Aflitivo até atingir a o resultado.
-
Se por um lado sua técnica de animação ficou datada por outro sua mensagem continua relevante. Peca num desenvolvimento bastante truncado mas interessantíssimo como forma libertária de se fazer cinema na época.
-
(Sur)real ao extremo. Uma animação instigante que vai muito além do que propõe. Apesar do ritmo um pouco maçante, Planeta Fantástico tem uma beleza única e qualidade técnica irretocável. Um dos temas mais interessantes que já assisti numa animação.
-
Lindo esteticamente porém um pouco confuso e cansativo mais é um ótimo desenho .
-
Doideira!! A parte estética chama bastante atenção. Muito bacana as questões levantadas como a domesticação, o uso do conhecimento, num questionamento do valor da evolução. O ritmo lento e a trilha progressiva tornam tediante, mas pelo menos é curto.
-
29/11/13
-
Direção de arte sensacional, trilha e enredo matadores. Du caralho!