- Direção
- John Ford
- Roteiro:
- Lamar Trotti (roteiro), Abraham Lincoln (biografia)
- Gênero:
- Biografia, Drama
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 100 minutos
- Prêmios:
- 12° Oscar - 1940
Lupas (20)
-
John Ford realizou seu filme em torno do mito, do homem, da consciência de uma nação. Seu Abraham Lincoln é toda essas coisas. Uma ideia muito lembrada, mas quase nunca ganha ecos na realidade. Uma pena!
-
Confesso que a história americana pouco me empolga e aqui eu buscava mesmo é ver John Ford, o que ocorre especialmente na fase inicial do filme , quando temos um romance lindamente embalado por uma trilha sonora fabulosa e um tom amargo de cortar o coração mas o que se segue é um filme de tribunal um tanto insosso e que nem a discussão moral conseguiu me atrair.
-
Eu não gosto tanto assim da parte no tribunal, o que o filme tem de grande está no inicio que é lindo demais e a intervenção de Lincoln para impedir o linchamento, são valores que faltam hoje em dia.
-
Fonda desaparece dentro do corpo de Lincoln, e não é exagero de linguagem. Mesmo sabendo que é ele no papel, jamais se enxerga a menor sombra do seu verdadeiro físico, totalmente entregue ao jovem que, à época retratada, dá seus primeiros passos como advogado. Da metade em diante, Ford apresenta um filme de tribunal, orquestrado com diálogos e ações bem azeitadas, captando uma realidade que ainda está em voga, já que humanos são sempre humanos.
-
Puro entretenimento. Não vale como Biografia e nem como fonte histórica. Vale como uma obra fluida, com o personagem central soberbamente interpretado, belíssimos planos e cortes elegantes. Neste ano de 1939, Ford fez este, Ao Rufar dos Tambores e No Tempo das Diligências. Em 1940: As Vinhas da Ira. Que fase!
-
A formação de um mito pelo olhar de John Ford.
-
John Ford travou uma longa batalha com o estúdio pelo controle do filme, tendo inclusive destruído as cenas não utilizadas, para que o estúdio não pudesse inseri-las após a edição final. Uma cena que Ford insistiu em cortar era uma cena em que Lincoln conheceu seu futuro assassino, o jovem John Wilkes Booth.
-
Essa biografia inócua de parte da vida de Lincoln só serve para mostrar que Ford apenas iria reconstruir (e desconstruir) o mito americano posteriormente. Mesmo sendo um filme que abre muita margem para isso, acaba ficando convencional demais.
-
Esperava mais pela fama que tem. Tem o mérito de ser eficiente na construção do mito ao mesmo tempo q consegue ser popular, de entretenimento fácil. A opção de recorte da mocidade de Lincoln traz carisma, em especial pela atuação do Henry Fonda. Mas no geral é um filme bem simples, e tem algumas coisas bem bizarras na construção de Lincoln, mostrando-o como um malandro q se dá bem trapaceando e a resolução meio Deus ex machina do julgamento. É compreensível pelo tom cômico mas ficou estranho.
-
Nunca pensei ver Fonda como Lincoln, e a metamorfose na tela é perfeita, refletindo outros júbilos igualmente maravilhosos do todo. Ford opta pela exploração da formação de um povo, trilhando assim a formação e o destino de um mito nacional. Sensacional.
-
Muito bom filme, apanhando uma pequena porém, etapa da vida de ABRAHAM LINCOLN. Como semprfe, HENRY FONDA atuando e JOHN FORD dirigindo, somente, poderia dar num filme desses. SOBERBO.
-
Interessante por abordar apenas a juventude e não ser uma biografia tradicional.Reduzir a trama deixa o roteiro compacto e profundo. John Ford é um mestre na composição de planos e a serenidade de Henry Fonda cai certinho para o mito do personagem.
-
A singela narrativa e a admiração ao objeto retratado é interessante, apesar de pecar no romantismo. Tem resoluções abruptas, mas como o foco era uma homenagem tem-se um notável trabalho. O tom de comédia, doutro lado, evidencia bem a hipocrisia americana
-
21/02/11
-
Os primeiros passos de um grandíssimo personagem histórico, retratados por um dos maiores cineastas que já existiram.
-
O personagem é completamente estereotipado e a história, tolinha demais até mesmo para sua época. Quando tenta abarcar algum ponto de vista jurídico é pior ainda, devido à extrema ignorância do roteiro em relação ao tema.
-
Bem envelhecido já, a mudança de tom na hora do julgamento - do drama para comédia - também não ajuda na hora de avaliar.
-
Técnica: 10 Ciência: 9.0 Arte: 8.5 Total: 9.16
-
Filmaço com direito a todas habilidades maximas de Ford como contador de histórias, uma brilhante mixagem de drama e comédia.
-
Belo filme de John Ford. O retrato feito de Lincoln é interessantíssimo (graças, sobretudo, ao ótimo roteiro e à atuação de Henry Fonda), amparado na direção segura de Ford. Os ângulos pelos quais ele optou filmar a sequência do tribunal foram um achado.