Talvez tenha sido o primeiro filme da história retratando a marginalidade infantil, pouco anos até de Alemanha Ano Zero. Confesso que as vezes esta temática me agrada e em outras me causa distanciamento neste caso mais distanciamento do que interesse.
Acompanhar os desvios que carregam os garotos é entrar numa jornada de sofrimento que abrange muito mais do que a história mostra, mas está ali insinuado com sutileza. Beco sem saída.
05/01/08 -Usando os elementos do Neo-Realismo Italiano como as filmagens em locações e atores amadores, o resultado é bastante realista, trazendo ao espectador uma proximidade maior ao drama vivido pelos garotos.
Um retrato triste pós-segunda guerra e seus efeitos devastadores na Itália. Junta-se isso a um de Sica realista e triste, temos um ótimo filme de história dura.
Estudo lírico de como dois meninos traídos pela sociedade traem um ao outro e a si mesmos. Tem uma suavidade e uma simplicidade que sugerem grandeza de sentimento, e isso é tão raro em filmes que para citar uma comparação a buscamos fora do veículo.