Mesmo sendo documentário, um roteiro mais em ordem, dando ciência de quem é quem, faria um melhor resultado, principalmente para aqueles que não conhecem os acontecimentos da época. A fotografia também é bem fraca e o som, é o calcanhar de Aquiles.
Não deixa de ser um curioso registro da vinda de Orson Welles ao Brasil, com as marcas de Sganzerla na montagem alucinada, narração em off, produzindo um documentário/ficção cheio de graça, mas é bem bagunçado e por vezes desfocado, tornando-se fatigante.
O Brasil e o cinema filtrados pela figura de Welles e seu 'It's All True', e seu filme como maldição que pesa sobre nosso cinema. Além disso um grito de liberdade, em que a 'verdade' oficial é só um instrumento aprisionador, imposto, dominador.
Sganzerla cola imagens para montar um curioso mosaico brasileiro! Afinal, Orson Welles no Brasil, filmando favelas e jangadeiros, enchendo a cara com Grande Otelo, sendo castrado pela RKO, fazendo chover mobílias por aí! Isso só podia dar chanchada mesmo!