Aparentemente Shinoda pegou os filmes de samurai do Kurosawa e imprimiu em suas sagas sobre poder, uma espécie de noir japonês, com muito jogo de sombras e flashbacks enfim, cinema lotado de elegância estética.Confesso que o roteiro me confundiu um bocado
Um amontoado de grandes cenas (a cabeça voando,a luta no morro),onde o principal não é a ação samurai mas os conflitos políticos.
Podia ser menos confuso.Um segundo perdido e a desatenção surge.O início é bem disperso.
Até chegar ao evento que dá título ao filme, em sua última cena, somos levados em meio a inúmeros flashbacks (uns dentro de outros, impressionantes) à transformação do protagonista em meio a disputas de poder entre o Xogum e o Imperador.
Um excelente filme político, Kiyokawa é um personagem que representa muito bem a dualidade de muitos líderes sociais. O retrato do Japão é muito completo, mas a essência da história é universal. Apesar de sua vaidade, Kiyokawa é digno de admiração.
Um dos grandes filmes da Nouvelle Vague Japonesa, ''Ansatsu'' é primor de estética e construção narrativa. Filme onde a resolução é mero detalhe, mas o caminho percorrido até ela é o que realmente interessa. Os Samurais nunca foram tão emblemáticos!