
- Direção
- Roteiro:
- Louis Malle (cenário)
- Gênero:
- ,
- Origem:
- ,
- Duração:
- 104 minutos
- Prêmios:
- 45° Globo de Ouro - 1988, 60° Oscar - 1988
Lupas (14)
-
A inocência infantil que não entende a imbecilidade adulta, mas é obrigado a compreender esse horror da pior maneira possível. Cena final de cortar o coração.
-
Pontos de vista juvenis sempre trazem um outro viés para assuntos já tratados a exaustão. Aqui, o tom realista reforça o choque daquele cotidiano imprevisível ao mesmo tempo que se alonga em ócios e repetições da ingenuidade dos jovens.
-
22/01/11
-
A inocência sendo perdida aos poucos. Uma guerra que para os garotos era sem sentido, mas ainda assim, causava medo.
-
Drama comovente sobre um período arrasador da história.
-
Bom filme .
-
Faltou talvez maior ousadia, no fim das contas parecendo mais um filme de "colégio", com as possibilidades apresentadas pelo contexto mal aproveitadas e tratadas friamente. O final, do qual sai o título do filme, acaba tendo pouco impacto.
-
A narrativa engasga a maior parte do tempo, mas a beleza da amizade entre os garotos compensa esse detalhe inconveniente e faz perceber que, muitas vezes, as circunstâncias são cruéis com as relações humanas.
-
Um das mais impactantes e cruas histórias ambientadas durante a Segunda Guerra já narradas no cinema.
-
Fascinante história real de Louis Malle. Bem contada e fiel à literatura cinematográfica.
-
Surpreende que uma obra auto-biográfica sobre parte da infância de Malle seja tão comum e sem vida, apesar de concreta. Foge dos clichês sobre nazismo e apresenta uma visão sobre a descoberta interior e exterior do protagonista, mas a explora vagamente.
-
Louis Malle "cosmético e para as massas" ainda é bem melhor do que quase qualquer outro filme do gênero
-
Não tem o peso,nem a ousadia dos anteriores de Malle mas a pungência das cenas e a distância,sem dramaticidade,com que trata o nazismo é notável. E ainda cutuca os próprios franceses ! Malle,Malle...
-
Louis Malle coméstico e para as massas.