- Direção
- John Ford
- Roteiro:
- James Warner Bellah (romance e escritor), Willis Goldbeck (escrito por)
- Gênero:
- Faroeste
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 111 minutos
Lupas (8)
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John Ford expressa sexo e racismo como elementos de força e negação, tabus que se revelam intrínsecos na construção da própria identidade estadunidense. Ele também mostra o peso do racismo sobre o homem negro, a estrutura perpetuada, a indiferença nos pequenos gestos e olhares. É um de seus filmes mais instigantes no que se refere aos temas abordados.
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Por estas bandas, já no meu 31°John Ford , esperaria por filmes naturalmente mais frágeis, mas que nada. Como Ford sabia contar uma história com tudo que era preciso, não? este é um drama racial de tribunal misturado com western , com comédia, até com um pouco de romance inclusive. Dentro de um universo bastante exagerado, este é um dos belos exemplares de como o cinema pode tratar com honestidade a questão do preconceito racial.
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Anterior aos emblemáticos O Sol é para Todos e No Calor da Noite, esta obra surpreende aos desavisados que não esperam um Ford com uma temática corajosa e respeitosa aos negros em 1960 (porém os Índios continuam no filme para levar bala, roubar joias e só). Além disso, o roteiro é ótimo, com flashbacks nem sempre na ordem cronológica. E lógico, Ford dá aula na hora de inserir alívios cômicos. Racismo? Woody Strode creditado em 4 lugar, quando na verdade divide o protagonismo com Jeffrey Hunter.
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O isolamento dos indivíduos em uma civilização fragmentada que precisa ser restaurada por meio do abandono de preconceitos e da lapidação de seus valores. Um Ford mais duro e que encara a si mesmo.
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Realmente um filme de tribunal que foge do usual do J.Ford, mas suas características estão lá, o Monument Valley, os alívios cômicos, e até seu conservadorismo americano apesar do tema do racismo. Não é um grande filme, mas um retrato importante.
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André Bazin falava em metawestern nos filmes pós 2ªguerra. Neste daqui John Ford recorre aos filmes de tribunal com forte apelo de drama racial. Produção de 1960, época em que negros e brancos ainda não podiam frequentar a mesma escola.
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Técnica: 8.5 Arte: 8.5 Ciência: 8.0 Nota: 8.33
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John Ford se reinventando no final da carreira nos dando um western de estrutura diferenciada.Mistura seu usual tribunal à uma narrativa que vai e volta no tempo,vários flashbacks,criando mistério num caso à ser desvendado. Woody Strode principal é tudo.