- Direção
- Roteiro:
- Curt Siodmak (argumento), Harold Medford (roteiro)
- Gênero:
- , ,
- Origem:
- Duração:
- 87 minutos
Lupas (9)
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Ao ler o título e evocando aquilo que conheço do cinema do Tourneur já imaginava que algo bastante diverso se avizinhava, aliado à um certo desinteresse pessoal total pela temática de segunda guerra que tenho passado nos últimos 10 anos no mínimo , confesso que pouco consegui captar deste filme do diretor francês que até no final flerta com boas ideias esperançosas sobre a humanidade.
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Filme de condução ordinária, que tenta se sustentar pela temática e o excesso. Tudo é completamente exagerado: narração onipresente e extremamente didática, muitos personagens centrais e ritmo apressado demais. O resultado é um trabalho com aspectos espremidos entre si, sem fôlego e sem soar orgânico. Longa desleixado e antipático.
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Quando Tourneur se batia com um bom roteiro, saía sempre um baita filme - aqui, um noir de trama bem twisty que faz do seu núcleo de personagens um microcosmo do discurso sobre os percalços e as vantagens da união dos povos.
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Em "Berlin Express", Jacques Tourneur realizou um Noir expressionista. Um filme sobre escombros da guerra, sombras e tragédia. Difícil ficar impassível frente as imagens das cidades alemãs destruídas - e perceber que esse mal nunca será extirpado.
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Junto com A Beira do Abismo, o filme noir mais engenhoso e insano (dos que vi, é claro). Embora a condução narrativa não me agrade tanto quanto a de outros filmes do gênero (o do Hawks, alguns do Lang e do Welles) tem um belo climão fúnebre e misterioso.
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De conceitos concretizados a concepções magistrais, um dos melhores roteiros já filmados pelo mestre. FILMAÇO.
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Um filme corajoso e esteticamente primoroso de Tourneur.
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Além de ser um noir, não acima da média, às vezes apressado, mas com boas reviravoltas e algumas cenas inteligentes, Berlin é uma conclamação à união das nações (povos); um retrato histórico e sentimental da devastação (e reconstrução) do pós 2ª Guerra.
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Um ano após "Fuga do Passado", Tourneur realiza outro grande filme noir, que se destaca pela engenhosa trama, a beleza estética e algumas cenas geniais (o reflexo, no espelho do outro trem, da tentativa de assassinato ao final do filme é um bom exemplo)..