- Direção
- Roteiro:
- Tim Krabbé (romance e roteiro), George Sluizer (adaptação)
- Gênero:
- ,
- Origem:
- ,
- Duração:
- 107 minutos
Lupas (18)
-
WTF o título nacional? Fiquei procurando o lago...de todo modo, genialmente subverte o "whodunit" em "howdunit"
-
2023 Março - 026
-
Envolvente num estalo. História boa, intrigante. Termina arrasador, sem nenhum alívio, terror profundo. Moralmente forte, exemplificando como age um psicopata, com frieza e bastante cálculo. A velha frase de nossos pais é perfeita: jamais converse com estranhos.
-
Quando vi, há 25 anos, foi um murro no estômago. Essa impressão nunca saiu da cabeça.
-
O roteiro tem umas facilitações que eu não concordo tanto, mas o filme é bem conduzido e o espectador, assim como Rex, quer chegar ao final para descobrir o que aconteceu.
-
Suspense de clima sufocante,e no final descobrimos que é tenebroso também.
-
MUITO bem fotografado e MUITO bem dirigido. Cenas marcantes! ADOREI
-
Um suspense magistral. História fatídica e cruel. Baita filme! Abraços!
-
Dois pontos positivos: A clareza dos fatos ( não existem dúvidas sobre quem é o criminoso e de que de fato a garota morreu) ,e a simbologia do gafanhoto como referência à praga que é a curiosidade humana. Infelizmente é difícil engolir a trama absurda.
-
Com um roteiro que faria Hitchcock tremer na base, Spoorloos (impossível engolir esse título nacional) é uma aula de condução climática, com camadas profundas de estudo de situação e apuro técnico. A trama à conta-gotas e alternada é sensacional.
-
Thriller cru e minimalista, que vai brincando com as possibilidades do destino e do acaso, convencendo-nos a ir até o fim para achar alguma ordem no vazio depois de tanta espera e expectativa, encerrando-se num final que dá toda uma nova dimensão à obra.
-
Sufocante até dizer chega
-
A angústia espargida ao longo dos anos não deixa calar um sentimento. A qualidade da obra está em sua capacidade de gerar desconforto.
-
A metáfora do gafanhoto é genial, e o vilão nasceu pra esse papel. A sensação final é de que só o cinema proporciona uma experiência tão tortuosa como essa.
-
Diferente, não no desenvolvimento, tampouco em seu desfecho, mas sim no objetivo do diretor com o filme. Até onde o ser humano é capaz de ir? Atmosfera beira ao tédio, mas eleva-se com a ótima abordagem do tema. Longe de excelente, mas muito bom.
-
Filme desses acho difícil de comprar a proposta.
-
28/03/09
-
Completamente desprovido de lógica!