- Direção
- Jean Cocteau
- Roteiro:
- Jean Cocteau
- Gênero:
- Drama, Fantasia
- Origem:
- França
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 55 minutos
Lupas (13)
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A morte de um poeta dá uma bela poesia!
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A matéria, o espírito e a poesia. Um ensaio ontológico que transborda uma suave beleza em seu teor multidimensional, abraçando uma certa delicadeza do surrealismo.
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A agonia de um artista que em seu processo criativo está prestes a eternizar uma dor do passado. É a representação da arte em seu estado mais puro, subjetivo e altamente pessoal e todo o processo do público ao decifrar sua mensagem. Fabuloso.
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Em seus jogos de cena, montagem e lirismo, Cocteau constrói um compilado de belas imagens e conceitos visuais interessantes em uma época em que o cinema se desafiava muito mais enquanto experimento e expoente artístico.
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Cocteau brincando de cinema, com a utilização de vários de seus truques imagéticos - em especial a perspectiva - para expor sua relação com as artes.
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Poético. Surreal. Belo. Intrigante. "Ao quebrar uma estatua, corre-se o risco de virar uma".
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Sublime poesia onírica! O maior representante do surrealismo no cinema...
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O abstracionismo máximo de Cocteau. Suas expressões viriam a ficar mais delicadas, mas nunca, tão naturais e nervosas como este que marcou o ponto de partida para sua obra no cinema.
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16/07/11
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O cinema como expressão direta e sincera dos labirintos da mente e dos sentimentos do artista, só pode resultar em um filme abstrato, experimental, em que a comercialização se torna absurda.
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Primeiro filme da "Trilogia de Orfeu" é puro simbolismo, ainda que seja o "menos bom" dos três.
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Até hoje é dono de uma perturbadora viagem a imaginária ilusão proporcionada pela mente conturbada de um poeta incompreendido. Jean Cocteau consegue criar técnicas que imprimem este ilusionismo, a fotografia carregada é um exemplo. Um achado, bela poesia.
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As experimentações de Cocteau, em seu primeiro filme, montam um quebra-cabeça não tão difícil de ser montado. As alusões à 1ª. Guerra e à Freud são muito pertinentes.