Talvez eu tenh pego um certo ranço de Oliver Twist após a tragédia que é o musical vencedor de oscar de 68 , ou talvez o conto de Oliver não seja para mim até porque nem nas mãos do habilidosíssimo David Lean o resultado me agradou. Um tanto cansativo, alongado e "pieguinha" demais pro meu gosto.
Destaques para a caracterização marcante de Alec Guinness, pela atmosfera e visual sombrios e o trecho final, ainda que a história de Oliver Twist não consiga me deixar entusiasmado. Ao menos, é bem melhor que o musical Oliver!.
"Talvez não seja tão convincente quanto Great Expectations, que também é filmado por Lean, mas com seu poder visual oferece um espetáculo igualmente encantador. Belo pedaço de artesanato do antigo mestre!
Bom de ver, o sofrimento chega até nós e a negritude da Revolução Industrial parece viva. Não dá muita voz ao garoto e faz dos vilões as figuras de destaque - Alec Guiness está inacreditável de bom.
Só cansa um pouco no final, após a recaptura de Oliver.
Prende não só pelo bom roteiro, mas também pelo protagonista empático, que atrai a torcida do público. O clima obscuro soa meio tosco às vezes e o interesse pela trama cai no 3° ato. Mesmo assim o desfecho é daqueles finais felizes que dão gosto de ver