Tem pedaços muito bons mas não é dos melhores noir.
O golpe sobre golpe o roubo é a melhor parte, a resolução pela lei é muito rápida e sem inspiração.
A lindíssima e fatal Monroe é um espetáculo por si, tinha brilho demais ("Não queria falar com aquele homem...quero falar com você!"0.
Uma teia de vilania e caos mesmo, sem medo de extrair sombras turvas da escuridão e entender quem rouba, quem trama ou manipula; faz obras-primas que vieram depois parecerem rascunho ganancioso do que Houston conseguiu aqui, indiscutivelmente visionário.
O segredo das Jóias é um filme um tanto ordinário, no sentido mais amplo da palavra comum, um noir típico mas que carece de grande inspiração se tornando enrolado e enjoativo. Apenas a fotografia ao me ver se salva.
"Aos olhos de Huston, até os piores homens na terra não passam de crianças perdidas, todas tentando encontrar o caminho de casa." Grande definição do Boaventura... um bandido preso por um disco, pela empolgação de ver uma moçoila dançando, haha!
Mais do que fazer um filme de assalto; Huston procura construir uma galeria de personagens movidos por seus desejos, sejam eles sórdidos, mesquinhos, infantis ou pela simples necessidade de viver. Mas não importa, todos serão tragados pela noite sem fim.
Huston cria um filme rebuscado e com diversas subtramas que se sustentam e humanizam os personagens, criando histórias individuais para cada um deles. Culminando em um final no maior estilo noir cruel.
Huston conseguiu fazer um grande filme apesar da história simples. O elenco e a montagem também ajudam bastante. Só faltou mesmo um final mais impactante e surpreendente.