Shohei Imamura deu corpo e voz aos sobreviventes das bombas atômicas lançadas sobre o Japão. É um filme consciente de seu relato, uma lembrança e um alerta do horror que o ser humano é capaz de produzir. Infelizmente o homem não aprende com seus erros.
Diferente postura de Imamura neste filme, muito menos sarcástico e muito mais humano, logo ele que sempre viu a humanidade como uma praga, suja e devastadora. Black rain, simplesmente só não me gerou grande interesse nos personagens.
17/11/11-Triste e sensível retrato das consequências da bomba no Japão, as cenas do pós-bomba são impressionantes e assustadoras. Imamura mostra os horrores sem sentimentalismo barato,e mostrando os dramas físicos e psicológicos de maneira real e delicada
Como é de se esperar do Imamura, um grande romance sobre a bomba atômica, talvez a obra de arte mais completa sobre o tema, em qualquer meio. Além de, é claro, um grande retrato da cultura japonesa, com personagens bens construídos. Fora a trilha do Toru.
O pesadelo do bombardeio de Hiroshima não só se mostrando na euforia e no horror do momento como também estendendo seus tentáculos sobre as vidas dos sobreviventes. Filme mais sentimental, chocante e sombrio de Imamura, sensacional.