- Direção
- Edward Sedgwick, Buster Keaton
- Roteiro:
- Clyde Bruckman (história), Lew Lipton (história), Joseph Farnham (intertítulos), Richard Schayer (continuidade), Byron Morgan (história - não creditado), Al Boasberg (colaboração - não creditado)
- Gênero:
- Romance, Drama, Comédia
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 76 minutos
Lupas (12)
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Que delicinha acompanhar as peripécias de um cinegrafista apaixonado que mete os pés pelas mãos na tentativa de agradar. O talento de Keaton para inventar situações cômicas, bem como sua capacidade técnica em plena década de 20, saltam aos olhos do público até hoje.
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Uma sequência de gags cada vez melhores até culminar no ápice da comunhão de gênero e produção, em que ação, romance e comédia caminham juntas com louvor. A fórmula, que segue ainda décadas depois, aqui deita e rola com a já bem vinda dose de metalinguagem do cinema espetáculo de Keaton.
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Keaton, um dos primeiros artistas do cinema com consciência da potência dessa arte.
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Mensagem muito convincente do cinema como a arte da mentira e a arte da verdade.
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Keaton fez o que pode ser considerado junto com Bancando o Águia, uma das primeiras homenagens a arte do cinema como metalinguagem.
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Keaton era habilidoso demais, impossível não admirar suas sequências incríveis, a acrobacia genial. Não é dos seus mais engraçados, mas é muito inteligente e moderno, já usando o cinema como tema. O macaco é bobagem, mas tudo vale pra finalizar tão feliz
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Não apenas enquanto personagem que Keaton se aventura nas peripécias do Cinema, como diretor também inova com os movimentos de câmera e dialoga seu ponto-de-vista neutro com o do aparelho do protagonista, inserido na trama - sementinha do foundfootage.
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15/12/15
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Todo filme de Buster Keaton é uma ode as transformações que o mundo moderno passava (e ainda passa). Um canto através do Cinema. Do conceito da imagem como registro histórico. É para ser engraçado, mas é para ser verdadeiro.
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Talvez a comédia mais triste de Keaton e nem por isso deixa de ser agradável como as outras. Mais uma vez, homenageia o cinema, evidenciando seu poder.
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Geralmente, os filmes de Keaton sofrem dos mesmos problemas que afligem os irmãos Marx: apesar de algumas boas cenas, não apresentam um todo coeso. Talvez este seja o seu filme mais consistente, com um desenvolvimento de personagens superior aos demais.
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Técnica: 8.5 Arte: 8.5 Ciência: 8.0 Nota: 8.33