- Direção
- Billy Wilder
- Roteiro:
- Billy Wilder, I.A.L. Diamond, Arthur Conan Doyle (personagens)
- Gênero:
- Drama, Suspense
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 125 minutos
Lupas (10)
-
Confesso talvez por implicância pessoal não ser entusiasta dos contos de Sherlock Holmes mas por sorte minha sou altamente entusiasta dos textos de Billy Wilder e raramente ele decepciona. Que texto espirituoso, irônico e acima de tudo lógico quanto ao seu suspense e sua construção atmosférica investigativa. Um barato.
-
Comédia sofisticada com pitadas agridoce como é de costume no cinema do Wilder. Aqui ele brinca com um dos grandes personagens da literatura, humanizando-o e fazendo piada com suas características mais marcantes. Filme em pleno 1970 com cara do era de ouro hollywoodiana.
-
05/11/11
-
Um mistério cômico que vai mais fundo nos personagens do que se poderia supor, se aproveitando para isso (e para gerar o humor) do conhecimento prévio que temos dos personagens de Conan Doyle.
-
Em uma época em que Sherlock Holmes é tratado como super-heroi, dá gosto de ver essa versão classuda de Billy Wilder, aproveitando pequenos detalhes dos personagens clássicos de Conan Doyle e fazendo uma grande comédia. Dr. Watson dançando é impagável.
-
História criativa, inteligente e direção primorosa de BILLY WILDER, além das atuações de ROBERT STEPHENS, como SHERLOCK HOLMES e COLIN BLAKLEY, como DR. WATSON brilhantes, fazem deste um grande filme.
-
Wilder brinca de Hitchcock, capricha na construção dos quadros e planos, solta aqueles diálogos incríveis que só ele sabe criar, tudo regado com aquela camada de ironia típica dos bons tempos do cinema! E ainda tem Sherloch holmes e o impagável Dr.Watson!
-
Sherlock Holmes merecia ser dirigido mais vezes por grandes cineastas,a trama é muito bem tratada,o original é respeitado e os personagens são ótimos.
-
Faltou um pouco mais dessa intimidade com o personagem principal. Um ótimo filme do detetive mais famoso do mundo.
-
A relação entre Holmes e Watson é muito bem construída pelo roteiro e pelos atores. Filme divertido, com história interessante, tanto para os amantes do cinema de Wilder quanto para os amantes da literatura de Conan Doyle.