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8,5
Média
314 votos
?
Sua nota
Direção
Andrei Tarkovsky
Roteiro:
Arkadiy Strugatskiy (romance e roteiro), Boris Strugatskiy (romance e roteiro)
Gênero:
Ficção Científica, Suspense
Origem:
União Soviética
Duração:
163 minutos
Prêmios:
33° Festival de Cannes - 1980

Lupas (38)

  • 'Stalker' é um mistério contemplativo (Quem somos? O que somos?). Uma jornada por conhecimento em que o ser humano tenta tornar-se consciente de si mesmo. Uma estrutura do estado das coisas, um poema da condição humana, o sublime da arte. Uma evocação do desespero latente. Sempre a um passo do abismo, não existindo verdade que satisfaça. Talvez não existam palavras para descrevê-lo, apenas uma estranha sensação de humanidade, comunhão e arrebatamento. Obra-prima absoluta!

    Zacha Andreas Lima | Em 27 de Novembro de 2023 | NOTA: 10.0
  • ...

    Jackie | Em 28 de Outubro de 2021 | NOTA: 10.0
  • Não é pra mim. Rsrs...

    Araquem da Rocha | Em 06 de Agosto de 2021 | NOTA: 5.0
  • É preciso ter paciência diante de um filme tão denso e entrecortado por reflexões existenciais e políticas que nem sempre vêm em melhor momento. Junto das tortuosidades da existência trazidas ao discurso, impacta ainda a concepção visual aos arredores da Zona, monocromática, nebulosa e cheia de grades, diretamente oposta à liberdade colorida, triste e solitária de seu território - dualidade que reflete refinadas críticas a sistemas econômicos e sublinha a desilusão à qual nos condicionam.

    Victor Tanaka | Em 25 de Outubro de 2020 | NOTA: 8.0
  • Contemplativo e rumo ao que norteia o ser humano: o nada. A busca por significado interno à partir de anseios externos e impalpáveis em um dos filmes mais misteriosos sobre a vida e seus farsescos objetivos. Aqui, ela se traduz de forma fiel, inclusive com uma barriguinha fastidiosa daquelas, e sem amarras comerciais. Arte daquelas atemporais.

    Lucas Santos | Em 07 de Maio de 2020 | NOTA: 7.5
  • Ficção ou realidade? Ganancia ou compaixão? Bem ou mal? Medo ou alegria? Morrer ou viver? O homem conhecendo a se mesmo. Fotografia maravilhosa!

    André Policarpo | Em 15 de Abril de 2020 | NOTA: 8.0
  • Uma jornada alegórica para dentro da alma - que se revela um lugar deserto, em ruínas, que ameaça a própria fé, que flagela os próprios anseios. O meu favorito de Tarkovsky, ao lado de O ESPELHO.

    Fabio Bach | Em 28 de Julho de 2019 | NOTA: 10.0
  • Realmente é de uma densidade enorme completamente sustentada pelas imagens. A ficção científica enquanto trajetória ao incompreensível e dilacerante intimo humano. Ciência, arte, religião, altruísmo, ganância, vício, guerra, fé, piedade são apenas algumas das questões que se fundem na "zona". Cinema sem concessões, coeso como poucos, não há um ponto ruim a se pensar. Se pensarmos em Chernonyl e na queda da União Soviética ainda se torna uma obra de certa forma premonitória.

    Caio Santos | Em 02 de Julho de 2019 | NOTA: 9.0
  • O trabalho de câmera do Tarkovsky é magistral. O espectador pode pausar o filme em qualquer momento do filme e contemplar o momento congelado, como se fosse um quadro. Um filme para cair de cabeça.

    André Araujo | Em 19 de Janeiro de 2019 | NOTA: 10.0
  • É o poder da imagem e da palavra para suscitar algo além do que se pode enxergar, fundindo imaginação com pensamento numa jornada em que o meio dita o fim, ou recomeço. O tal do tempo esculpido invade qualquer espaço.

    Guilherme Algon | Em 10 de Julho de 2018 | NOTA: 8.5
  • 10/02/2017

    Antonio Celio Borges | Em 10 de Fevereiro de 2018 | NOTA: 5.0
  • Arte como elevação. Da mesma forma que o Escritor, entramos na Zona a fim de vislumbrar o desconhecido e saímos surpreendidos com o que há de mais humano. É ter esperança, é amar.

    Renato Abbt Keppe | Em 17 de Dezembro de 2017 | NOTA: 9.0
  • 13/02/09 - O final onde a filha do Stalker mostra seus poderes telecinéticos, é inesquecível. Não tente entender o filme mas refletir sobre ele.

    Eduardo Scutari | Em 08 de Maio de 2017 | NOTA: 9.0
  • Obra científica camuflada em várias camadas retóricas como as do humanismo e outras vertentes. Tarkovsky destila filosofia em prol de uma ação enigmática, em algo para ser revisto inúmeras vezes, e com a mais devota das percepções possível. Belíssimo.

    Douglas Rodrigues de Oliveira | Em 11 de Dezembro de 2016 | NOTA: 9.0
  • Indomável tal qual a radiação que o sufoca. Adoro a onisciência da câmera do Tarkovsky.

    Gustavo N | Em 10 de Dezembro de 2016 | NOTA: 10.0
  • Genial.

    Alexandre N. Magno | Em 20 de Outubro de 2015 | NOTA: 10.0
  • A busca por um sentido, complexas discussões filosóficas sobre a vida e a eterna dúvida sobre o que nos espera e o que já fizemos. Maçante, é bem mais estranho do que propriamente instigante, não funcionou completamente comigo.

    Bruno Ricardo de Souza Dias | Em 18 de Maio de 2015 | NOTA: 6.5
  • Dizer o que num filme desses? Esse filme questiona a capacidade de percepção e inteligência do público, aliás, me faz parecer um imbecil iletrado. É uma tarefa impossível quantificar a qualidade através de uma nota.O filme transcende a própria existência.

    Eliezer Lugarini | Em 18 de Novembro de 2014 | NOTA: 9.5
  • Filme para débeis mentais.

    Davi de Almeida Rezende | Em 06 de Janeiro de 2014 | NOTA: 4.0
  • O filme gira em torno de uma idéia central perfeitamente bem acabada. A busca da fé, a reconciliação com um imaginário fundador. Nas grandes obras de arte, é comum perdermos de vista a idéia central, que, de tão coesa, atua até mesmo invisivelmente.

    Edward Jagger DeLarge | Em 17 de Junho de 2013 | NOTA: 6.0