
- Direção
- Oliver Stone
- Roteiro:
- Ron Kovic (livro e roteiro), Oliver Stone (roteiro)
- Gênero:
- Guerra, Drama
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 145 minutos
- Prêmios:
- 47° Globo de Ouro - 1990, 62° Oscar - 1990
Lupas (15)
-
Ron é um cara legal que como a maioria dos jovens de sua geração foi iludido a morrer pelo seu país numa guerra santa contra os terroristas vermelhos que ameaçam a família tradicional, nada muito diferente de hj. Só que Ron não morre, volta pra casa broxa e aleijado, o que mais tarde após episódios maníacos/depressivos e abusos de drogas, acaba se juntando a uma galera hippie paz e amor e parte pra verdadeira revolução (mas apanha da polícia mesmo aleijado) e por fim lança um livro. Nota: Dó
-
Novelão demais, desperdiçado! Vale Tom Cruise se desgarrando do galã pra ser um alguém completamente afetado.
-
23/05/2018
-
Tom Cruise se esforça bastante e consegue uma atuação honrosa, mas nada de espetacular como certamente pretendia. Oliver Stone desta vez critica os governantes republicanos estadunidenses num tom nem tão agressivo assim, mas num todo o filme agrada.
-
A novela Americana machada de cinismo piegas.
-
'War, War Never changes...'
-
Surpreendentemente superficial e tolo.
-
Um retrato duro e realista da vida dos soldados que participaram da guerra do Vietnã, iludidos pela glória prometida, desiludidos pela dura realidade do conflito. Cruise em ótima atuação e Stone mais inspirado do que nunca.
-
um drama um tanto depressivo com otimo potencial mas muito mal elaborado esteticamente e pouco desenvolvido. ótima atuação do tomas.
-
Há várias maneiras de condenar a brutalidade e a estupidez da guerra. Oliver Stone prefere a pior delas: panfletário ao extremo, "Nascido em 4 de Julho" mostra que se o diretor é ruim manuseando a câmera, é ainda pior com a caneta na mão.
-
Um roteiro excelente, uma bela fotografia e uma atuação magistral de Tom Cruise fazem deste filme uma semi obra-prima. Se Oliver Stone fosse um pouco mais sutil na direção teria sido um filme genial.
-
Algumas escolhas de Oliver Stone acabam atrapalhando a obra que, num todo, passa sua mensagem e nos mostra um bom retrato de um triste período da história norte-americana.
-
Considero-lhe iníquia e crítica,pois agrada-me sua triste e brutal polêmica rapaz.
-
O filme peca em sua montagem, fazendo do que poderia ser uma obra memoravel, um longa que se arrasta em seu fim.
-
Direção na medida, atuação soberba de Cruise e uma história necessária. Resultado: bom filme.