- Direção
- Woody Allen
- Roteiro:
- Woody Allen (roteiro), Marshall Brickman (roteiro)
- Gênero:
- Comédia, Drama, Romance
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 96 minutos
- Prêmios:
- 32° Festival de Cannes - 1979, 52° Oscar - 1980, 37° Globo de Ouro - 1980
Lupas (47)
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O texto é delicioso, refinado, empolgante, sarcástico, apaixonante. A mise en scène é um primor - a suave composição dos planos, o preto e branco impossível de Gordon Willis, a câmera arrebatada por Nova York. É uma declaração de amor (a cidade, ao Cinema, a imagem). Um convite ao sonho. Talvez a grande obra-prima de Woody Allen.
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Rever.
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Entre as cenas mais grotescas que já assisti, com certeza estão as que aparecem Allen beijando atrizes na boca rsrsrs. Pessoal, tenham um mínimo de juízo, Woody Allen não passa de um bom roteirista que aprendeu a dirigir, com a ajuda da maior indústria cinematográfica do mundo. E como Manhattan prova, no início seus roteiros nem eram bons, até nisso ele teve que melhorar. O sujeito não é jamais seria ator pelo seu jeito bizarro de nerd ou geek. Sério que não percebem? Cult, 27-09-2020.
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Um típico Woody Allen com diversos questionamentos conjugais, crises existenciais e o diretor em mais uma atuação cheia de traquejos. Tem alguns diálogos maravilhosos e a fotografia em preto e branco, com belos contrastes de iluminação, é maravilhosa! Mas a relação conjugal de Allen com a menina novinha não envolve, talvez seja datada demais, e a abordagem de muitos personagens é difusa, com personagens secundários pouco atrativos, incluindo aqui uma Meryl Streep em uma atuação bem tosca.
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Allen, Nova Iorque e o cinismo romântico num dos filmes que melhor condensam a leveza e a substância do texto característicos do diretor.
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09/12/06 - Uma declaração de amor à Manhattan e a linda fotografia em preto-e-branco e em widescreen das locações da cidade de Nova York já valem o filme. Ainda tem a magnífica trilha-sonora com músicas de Gershwin tocada pela Filarmônica de Nova York.
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Aquela comédia romântica gostosa que só Woody Allen sabe fazer. Uma ótima fotografia, atuações convincentes e um roteiro bem criativo. E, como sempre, Allen interpretando Allen!
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Engraçado demais, lobado de referências, cínico e muito vivo ao mostrar os relacionamentos e suas decepções, usando muito de sua própria imagem derrubada. Dos melhores de sua fase inteligente. Definiu seu estilo.
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Uma verdadeira relação de amor e ódio aos cosmos que todos habitamos, e no caso, Woody e sua ilha de Manhattan, numa visão única em PB de quem respira aqueles ares. Uma das ótimas comédias americanas dos anos 70.
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Dos que assisti é o melhor do Woody Allen. Algumas tomadas de NY são pra pausar e ficar admirando. Bom demais!
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Se ANNIE HALL é inventivo, metalinguístico, multifacetado e colorido, MANHATTAN é clássico, preto e branco, com estrutura tradicional e mais sóbrio, mas ambos são maravilhosos. Allen matando a pau na direção e no roteiro.
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A fotografia destaca as belezas de NY, que casam perfeitamente com o P&B, e o roteiro é bem amarrado - como um Allen das antigas sabe bem como ser -, discutindo relacionamentos e essa nova sociedade que ia surgindo.
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"Oh! Baby, baby, só vendo pra crer."
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Impressiona, além da riqueza textual típica de Woody Allen, a proximidade cronológica da obra com nossa atualidade. O que as gerações futuras irão pensar de nós?
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O ambiente é mágico, mágico mesmo. E tudo que Allen queria era homenagear .. e, ironicamente, é o seu filme-testamento.
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Belíssimo filme de Allen que transforma Manhattan numa verdadeira obra de arte. Dá vontade de enquadrar um par de cenas e colocá-las na parede. Destaques para a fotografia da obra, a trilha sonora de Gershwin e pra presença iluminada de Mariel Hemingway.
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A sinfonia de Woody Allen!
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Allen, montando um dos seus mais belos filmes em imagem, o tom preto branco acaba deixando mais belo, porém o longa acaba deixando cansativo
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Revendo mais uma vez, Manhattan nunca perde o brilho.
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Romântico e suave na medida certa, Allen homenageia New York em preto e branco no que eu diria que é um "filme com alma", que praticamente cria vida conforme desenvolve o enredo.