Não desenvolve, só pincela - e mal - todos os personagens (Banerjee insuportável num papel com turning points patéticos) e a questão racial (muito auê e não sai do lugar). Ridícula a veneração à Mrs. Moore. Só Guinness se salva. Pra inglês ver.
Mestres em épicos merecem muito respeito.
Fazer de uma história com pouca particularidade algo especial e nunca cansativo graças ao ritmo excelente e o roteiro ágil,de personagens sinceros e direção de atores muito justa ao andamento da trama.
Mesmo com uma primeira metade enfadonha o filme ganha força no final. Além do mais , não é fantástico acompanhar a forma que a câmera de Lean desliza nas mais belas paisagens da história? Só isso vale o filme todo.
A primeira hora e meia é só enrolação e um monte de didatismos tolos para o ótimo terço final. Talvez o mais fraco de Lean, e ainda assim lindamente filmado, sendo que Ashcroft ofusca completamente Judy Davis, e Alec Guinness pagando de guru é excelente.
Uma obra-prima. Surpreende em todos os momentos. A excelência dos diálogos, da fotografia e do enredo fazem desse filme um marco. Além de ser extremamente inteligente.
dephersong |
Em 01 de Fevereiro de 2012 |NOTA: 9.5
Soberbo, tratado com discrição e sem exagero, as diferenças culturais entre INGLATERRA e a ÍNDIA, nos anos 20.
Mais um belo filme de DAVID LEAN.
Música bonita e apropriada e uma fotografia de excelente qualidade, aliado a um elenco em perfeita sintonia