- Direção
- Steven Spielberg
- Roteiro:
- Richard Matheson (roteiro e conto)
- Gênero:
- Ação, Suspense
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 90 minutos
Lupas (34)
-
Um exemplar pra lá de expressivo de cinema simples e minimalista - ironicamente, vindo de Spielberg, o rei dos blockbusters. Em Encurralado, os diálogos não são as falas, mas os movimentos entre os automóveis; e é unicamente do tremor causado por essas máquinas que surge o tom intimista diante do protagonista. Uma estrada deserta nunca foi tão nebulosa e sufocante.
-
Sou um declarado e confesso não fã de Spielberg. Isso porque entendo que sua incursão no cinema tenha o transformado em algo meramente comercial onde o cinema passa a ser visto como mero passatempo Mas mesmo como detrator de seu trabalho , devo aplaudir sua estréia no cinema, Encurralado é simples, instigante, misterioso, amedrontador e muitíssimo bem filmado. Um grande acerto.
-
Moral da história: sempre dirija cautelosamente.
-
Ótima estreia na direção do Spielberg. O roteiro é bem simples, mas é a ótima direção junto com uma atuação muito boa do Dennis Weaver fazem de Encurralado um ótimo filme. A tensão é crescente até o ótimo clímax, mesmo que seja previsível. Umas melhores estreias de um diretor, mostrando que Spielberg era grande desde sempre.
-
Uma verdadeira aula de suspense, ação e tensão de Spielberg logo no começo de sua brilhante carreira.
-
Filmado com excelência (como são maravilhosas essas cenas abertas, planos que dizem muito sem falas) e criando tensão constante numa situação extremamente perigosa e real. Impressionante, o primeiro passo de Spielberg já é cinema de altíssimo nível.
-
Spielberg já mostrando seu talento no início de carreira. Nessa perseguição assustadora e "meio sobrenatural" de tirar o fôlego.
-
Uma aula de como se criar tensão nos cinemas. Filme de adrenalina, objetivo e conciso, marcas de um diretor que viria a fazer grandes trabalhos com o gênero do suspense.
-
A essência é o trabalho de câmera enérgico e sugestivo de Spielberg - auxiliado por uma montagem precisa -, mas "Duel" também atinge, no subentendimento, a saturação do american way of life. Haveria mais uma chance para nosso protagonista?
-
26/02/2017
-
Por vezes soa repetitivo demais, no entanto, as cenas são bem filmadas e dirigidas, e a atmosfera criada consegue ser razoavelmente bem construída.
-
Incrível como Spielberg já mostra ser um bom manipulador de emoções e expectativas, usando de montagem veloz e nervosa, identificação com o homem entediado, pacato, preso, submetendo-o a uma grande desventura, e fazendo do caminhão seu pré-tubarão.
-
O melhor cinema de Spielberg ja se encontrava em seu primeiro filme, um roteiro que jamais deixa de causar tensão, filmaço.
-
Na estrada com um estranho extremamente estressante.
-
Tenso do início ao fim.
-
Um dos melhores filmes de Spilberg. O terror e o humor de uma maneira bem equilibrada.
-
Genial em sua originalidade e execução. A progressão da tensão, que começa numa brincadeira e termina em tragédia. A diferença de força entre o vilão e o herói. O mistério com o motorista do caminhão. Grande idéia.
-
Primeiro Spielberg mostra a força do grande cineasta que virá." By Demetrius Caesar
-
23/07/11
-
Baita exercício de estilo de Spielberg - criação de tensão excepcional, alicerçada num trabalho de câmera muitíssimo bem elaborado.