- Direção
- Ridley Scott
- Roteiro:
- Dan O'Bannon (argumento e roteiro), Ronald Shusett (argumento)
- Gênero:
- Ficção Científica, Suspense, Terror
- Origem:
- Reino Unido
- Estreia:
- 25/05/1979
- Duração:
- 117 minutos
- Prêmios:
- 52° Oscar - 1980, 37° Globo de Ouro - 1980
Lupas (61)
-
Combina elementos de ficção científica e horror explorando temas como o desconhecido, a claustrofobia do espaço e a luta pela sobrevivência contra uma ameaça alienígena iminente. A angústia mental dos personagens diante da criatura devoradora, que usa sua cauda afiada para perfurar seus corpos, contribui para uma metáfora carregada de simbolismo e elementos eróticos. Gerando discussões e admiradores até os dias atuais, o filme se consagra com uma obra irretocável para a galeria de Scott.
-
Uma das melhores ambientações da ficção científica, típicas de Scott. O clima de suspense e terror se intensificam com o enclausuramento, o confronto com o desconhecido e a pequenez diante do espaço.
-
Embora tenha envelhecido mal, não há como negar o primor técnico realizado à época.
-
Assistindo a Alien mais de 40 anos depois de seu lançamento me deixa a impressão de que o filme não envelheceu tão bem. É um filme importantíssimo para o cinema. Mas hoje em dia parece bem tosco.
-
Filme muito bom, um ícone dos anos 70
-
Clássico de suspense/terror do cinema,da época em que Ridley Scott fazia filmes realmente bons.Um suspense de classe,há cenas memoráveis e o clima tenso é bem construído.
-
Uma viagem sombria, que exala perigo, com alta tensão e claustrofobia, aliada a um ótimo roteiro, com reviravoltas e metáforas, como Ripley e o feminismo, a ordem de morte dos passageiros, a rejeição da razão gerando monstros, e ao visual estupendo.
-
“No espaço, Ninguém pode ouvir você gritar”
-
Prometheus (2012) é o que o Alien quis ser em 1979 mas não conseguiu porque precisava evoluir + 30 anos. É de uma parcialidade típica de fã abobado chamá-lo de obra-prima. Apenas marcou para a época, pois possui diversos defeitos. Dvd, revisão 27-07-17.
-
Carregado de atmosfera, tensão e valores de produção altíssimos (maiores que muitas de suas sequências), 'Alien' mistura Sci-Fi com horror de forma brilhante. Ripley é uma protagonista forte e o Xenomorph é uma das criaturas mais sensacionais do cinema.
-
O design de som, a fotografia e os efeitos práticos de Alien são impressionantes. Mas acima de tudo, funciona pq (além de trabalhar com um bom roteiro) Scott não apressa as cenas: sem paciência não se constrói tensão.
-
Swm dúvida um dos grandes clássicos do terror do cinema! Filmaço! Abraços!
-
27/03/2017
-
Uma pérola do terror! Algumas cenas tensas desse filme simplesmente não envelheceram.
-
A atenção e clamor que é ainda são concedidos à este filme são completamente injustificáveis.Roteiro bastante ordinário, clichê e sem graça. Até pode ser tenso e atmosférico, mas avaliar tensão é trabalho de instalador elétrico. Nem consideraria um sci-fi
-
Uma obra-prima de suspense.
-
Pura tensão desde o princípio. Lidar com uma ameaça sobre a qual se tem pouquíssimas pistas é simplesmente tenebroso, e Scott ainda brinca com luz e sombras para potencializar esse crescente desespero.
-
Em uma palavra: tensão.
-
Bem construído desde o início, numa atmosfera de suspense e tensão crescentes, e com efeitos visuais que se sustentam até hoje. E aquela cena final de Ripley? Scott fantástico!
-
O clássico se dá em uma atmosfera paranoica pela sobrevivência a um ato até ali inédito, e isso é tanto para o filme, quanto para o cinema em si.