Em um de seus filmes mais intrigantes, Kurosawa mostrou um mundo em desequilíbrio. Um processo industrial - vísceras do capitalismo? - que transforma pessoas em números e pode despertar o pior do ser humano. São abutres a conviver com mortos-vivos - ou o homem de boa índole na selva mecanizada. A sensação final é de derrota, nenhum diálogo possível entre os entrincheirados no lamaçal do dinheiro, no estupor da ganância, na miséria social e humana. Uma pancada!
Impressionante relato de Kurosawa sobre os infernos existenciais. Enquanto não criarmos um paraíso no mundo, viveremos a mercê de nossas próprias mazelas. O maior inimigo encontra-se no âmago do ser humano. Mude-se o homem e o mundo estará equilibrado. Outra grande obra do mestre nipônico.
Quando kurosawa foca no dilema moral do empresário e na tensão do resgate realiza uma obra prima, mas a ruptura para a investigação de fato me desanimou um tanto. A simbologia da a disparidade econômica tem grande valor porém é repetida em demasia.
Apresenta uma certa barriga que poderia ter sido resolvida com facilidade na montagem, mas as qualidades se elevam sobre esse pequeno senão. O primeiro ato, que confina os personagens na mansão, é um inquietante acerto.
Após um grande início, que apresenta um debate ético e moral (mesmo teatral), o filme segue num bom suspense policial, mas decepciona no desfecho inconclusivo e sem objetividade, além de não explicar como o vilão executou tão facilmente o sequestro.
Foda como drama social, com seus dilemas morais fortíssimos e que ganham força com o cenário do Japão, e foda como thriller de investigação. Mifune está genial e Nakadai também em grande forma. Mise-en-scene brilhante. Só poderia ser um pouco mais curto.
K. disse não querer trabalhar o tema sequestro, nem investigação policial. Mas é o que mais toma tempo no filme. Porém, a temática desejada, dos dualismos, permeia todas cenas através dos recursos cinematográficos. K. é gênio e quem contesta pouco sabe!
Thriller policial feito por quem sabe demais da coisa é isso ai,absolutamente sensacional nas suas duas metades,do conflito psicológico á investigação em si.