- Direção
- Stanley Kubrick
- Roteiro:
- Arthur Schnitzler (baseado no romance de), Stanley Kubrick (roteiro), Frederic Raphael (roteiro)
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Estados Unidos, Reino Unido
- Duração:
- 159 minutos
- Prêmios:
- 57° Globo de Ouro - 2000
Lupas (79)
-
Que diálogos! Que tensão! Que trilha-sonora! Que ambientação! Apenas aplausos. Talvez o final incomode um pouco os que esperavam um desfecho mais redondinho, mas mesmo assim, filmaço.
-
Kubrick filmou um pesadelo de sexo, esgotamento, tentação e vaidade. Um embate entre os desejos do inconsciente e a hipocrisia vazia da sociedade. Um jogo de fantasia, ciúme e obsessão. É um filme tomado por uma simetria desconfortante, luzes de sonho e olhares maliciosos. É envolvente, quase assustador, estimulante como uma alucinação reprimida. Um fechamento com chave de ouro para um realizador com o tamanho e a imponência de Stanley Kubrick.
-
Assisti isso de madrugada e estou até agora arrepiado..., Kubrick deu a sua vida para nos mostrar o que rola quando Hollywood fecha às portas.
-
A senha "fidelio" (da raiz latina "fidelis" que significa "fiel") é o título da única ópera de Ludwig van Beethoven . Na ópera, Fidelio é uma mulher que se disfarça de homem para salvar seu amante.
-
Extremamente atmosférico e sugestivo. Eu amei esse filme. Provavelmente o meu Stanley Kubrick favorito é esse aqui. Sensorial demais. Hipnótico.
-
Riqueza de referências exige que seja saboreado, e de olhos abertos. A atuação de Tom Cruise foi de se aplaudir, com seus olhares vazios com muito significado (destaque para a cena do choro após episódios paranóicos do protagonista). A tendência à repetição inconsciente do psiquismo neurótico a partir de um sentimento reprimido também foi marcada. É sobre estar preso no desejo do outro onde no avesso da coisa, há o gozo. Continua...
-
Glamour, ambiguidade, vazio, orgia, descoberta... É nesse tom atmosférico brutal que o médico protagonista passeia pelos escombros dessa viagem sem fim. Diante de uma fotografia emblemática, acompanhamos os passos do assolamento, construídos pelo polêmico diretor.
-
Kubrick cimenta seu legado. Em um filme atmosférico, diz muito e um pouco mais através da sexualidade e do instinto carnal. Filmaço.
-
O último filme de Kubrick também é o seu melhor desde Laranja Mecânica. Após uma sucessão de filmes hora irregulares, hora apenas corretos, o cineasta finalmente se encontra neste imersivo suspense erótico.
-
Filme começa sensual, colorido e com muito glamour, de repente a atmosfera muda para um ambiente tenso e sombrio. Filme mergulha na obscuridade de um mundo que não é acessível para sociedade comum. Poderosos que escondem o satanismo e sodomia atrás de uma máscara. Trilha sonora horripilante, pra fazer inveja a qualquer filme de terror.
-
Gostei muito do filme. Narrativamente, o personagem de Tom Cruise é muito bem construído. Ele é o Ás desse filme. O filme traz uma experiencia de imagem e som maravilhosa.
-
um pesadelo filmado.uma senha que te permite a noite penetrar seu subconsciente e ser confrontado por todas as suas emoções, luxúrias e sentimentos reprimidos, literalmente despido da sua máscara pq lá dentro eles sabem quem vc realmente é. aterrorizante
-
Uma incursão nas profundidades psíquicas da sexualidade e nas paranoias humanas que a permeiam. Encenamento pungente do inconsciente, com ares terríveis de mistério indecifrável. O poder de seu clímax talvez não encontre paralelos na sétima arte.
-
Peca apenas num final um tanto simplório, mas tal pecado o apenas desqualifica como uma das maiores obras primas já feitas no cinema moderno. QUE FILME!
-
Transe psicanalítico de um homem comum dominado pelo superego que luta contra seus desejos mais reprimidos, filmado por Kubrick como um sufocante pesadelo – particularmente, o mais perturbador dos filmes do diretor.
-
A cena do "ritual na orgia“ me dá mais medo do que O Iluminado.
-
Se Nicole Kidman ofusca Tom Cruise, o que dizer da tão bem filmada orgia!
-
O horror matizado de Kubrick!
-
Constrói bem o suspense. Mas a Nicole Kidman esta intragável nesse filme, os diálogos chegam a ser vergonhosos em determinados momentos, e todo o suspense parece disfarçar um filme que nao vai a lugar nenhum.