- Direção
- Stanley Kubrick
- Roteiro:
- Stephen King (romance), Stanley Kubrick (roteiro), Diane Johnson (roteiro)
- Gênero:
- Drama, Suspense, Terror
- Origem:
- Reino Unido
- Duração:
- 119 minutos
Lupas (105)
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Uma das obras mais icônicas de terror n história do cinema, atuação potente e assombrosa do Jack Nicholson.
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Um clássico do suspense e do horror. A atuação de Nicholson é espetacular e a de Duvall também tem seus méritos. É uma adaptação muito bem feita de uma história repleta de nuances de terror. O sobrenatural e a loucura unidos no hotel.
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Kubrick consegue passar toda a tensão e o drama psicológico para o espectador, toda a atmosfera do filme é tensa. Terror de qualidade.
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Aquele filme que te faz pensar: porque demorei tanto tempo para assistir? Fiquei entretido do início ao fim, um dos melhores filme de terror de todos os tempos. E funciona tanto como entretenimento quanto por uma análise aprofundada da mente humana. O cenário e as atuações se destacam mas tudo sobre o comando de um diretor inspirado, Kubrick sabe criar tensão em seus espectadores, nos manipula em cada minuto de filme.
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Superestimado. Não passa tanto horror, nem susto, nem medo... O final é fraco. O ponto alto são as atuações, as imagens e a trilha sonora.
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Tenho mais medo do frame parado da cena final que do filme em si
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Sempre achei infantil a acusação de que o filme não é fiel ao livro, como se um filme precisasse se ater ao material de origem. Kubrick mais uma vez nos presenteia com seu perfeccionismo estilístico. Cenas de tensão que se tornaram emblemáticas e que viraram referências a outros filmes, além de uma memorável atuação de Nicholson
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A cena do elevador é de uma plasticidade única! Mas é só isso que presta mesmo. S. Duvall passou do insuportável na película mais superestimada do gênero.
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Apesar de todos os problemas, os talentos em sintonia do diretor e ator protagonista ainda garantem um bom entretenimento sendo um filme eficiente tanto para os cinéfilos mais corriqueiros atrás de um bom suspense sobrenatural, quanto para os mais hardcore, pelas várias temáticas sociais/políticas que Kubrick joga. Obra-prima? Longe disso. Ruim? Também óbvio que não. Superestimado? Com certeza. O Iluminado é uma concha de retalhos, uma bagunça organizada interessante, senão desprovida de prazer.
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Muito mais objetivo e menos enigmático do que outras obras de Kubrick, o longa escancara a agonia extrema de uma mente sendo derradeiramente substituída pelo pior grau de maldição. A forma como a loucura é edificada majestosamente por Nicholson engloba toda a trama de forma generalizada se tornando dominadora absoluta de nossa atenção. Cenas inesquecíveis são retratadas em um cenário claustrofóbico e com boa dose de paranormalidade. Único!
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Uma verdadeira aula de como construir uma atmosfera de suspense, de como trabalhar o terror psicológico, do uso do espaço cênico na narrativa. Chega a ser hipnótico.
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Stephen King não gostou? Problema dele hahaha. Filmaço.
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Kubrick fez algumas cenas assustadoras e memoráveis, aliado ao atmosférico e amedrontador hotel. E Jack Nicholson enlouquecido, tocando o terror na família e no público.
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O Iluminado é um filme de fantasmas sociais e psíquicos. O Overlook representa a abertura que possibilita explorá-los. É como se estivéssemos limitados a alguns poucos cômodos, mas com potencial de desvendar cada um de seus labirintos.
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Tem bons travellings e o cenário é ótimo. Jack nicholson também é sempre excelente. Já Duvall traz uma atuação patética e over que sozinha afunda com o filme todo. NUm todo, seu esmero estético até me fez esquecer que é um filme com fantasmas
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Um aspecto genial de "O Iluminado" é a forma como o hotel enlouquece os personagens e o espectador, devido ao isolamento (a noção de tempo sendo perdida com o decorrer dos capítulos) e à sobrenaturalidade (alterações cenográficas propositais).
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O grande épico do horror de Kubrick continua sendo um filme hipnótico, de maestria técnica e um dos trabalhos mais enigmáticos do diretor, da loucura do pai de família na superfície até os simbolismos escondidos nas profundezas do Hotel Overlook.
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Momento vergonha alheia!
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16/11/02- Com perfeição técnica, é filme angustiante, claustrofóbico e assustador. Assustador também é o desempenho de Jack Nicholson, que numa atuação insana faz de Jack Torrance um dos personagens mais macabros do cinema.
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A atmosfera perturbadora e apavorante criada por Kubrick junto com o visual cuidadoso e o trabalho de câmera definem o gênero terror psicológico. E a atuação de Nicholson e o desenvolvimento de seu personagem são no mínimo perfeitas.