- Direção
- Akira Kurosawa
- Roteiro:
- Akira Kurosawa, Ryuzo Kikushima
- Gênero:
- Ação, Drama
- Origem:
- Japão
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 110 minutos
- Prêmios:
- 34° Oscar - 1962
Lupas (17)
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Alguns motivos que tornam "Yojimbo" um clássico. A mise en scène meticulosa, enquadramentos e planos de encher os olhos (Kurosawa estava inspirado). A trilha sonora que dita o ritmo desde os primeiros acordes (toda a aplicação do som merece destaque). A presença inabalável de Toshirô Mifune (talvez em seu melhor trabalho). Acho que é suficiente.
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O protagonista, assim como Eastwood na cópia de Leone, é um sujeito charmoso em sua personalidade discreta aliada a uma potencial violência. Um homem estratégico que tenta se aproveitar dos dois lados antagônicos, daí surge uma aura mística sobre Mifune. A mise-en-scène deixa o filme ainda mais atraente, com belíssimos planos gerais com profundidade de foco e outros tão belos planos médios.
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Diversão do início ao fim, Yojimbo é um legítimo faroeste com samurais, cheio de energia, ótimos personagens e batalhas ferozes, com Mifune esbanjando carisma e boa forma. O vento empoeirado ininterrupto, o medo absoluto dos figurantes nas frestas das casas, a trilha maravilhosa, a rua larga, o sinal do meio-dia, o enquadramento dos enfrentamentos, tudo é realizado com primor e nos sentimos rapidamente envolvido com a cidadezinha. Kurosawa mais influente que nunca!
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O ritmo do filme é muito bom e é tudo muito engraçado também. Uma aula de como fazer um filme divertidíssimo.
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Sanjuro fazendo a limpa na bandidagem e na falta de honra das gangues rivais. Existem momentos emblemáticos especialmente no trecho final com Kurosawa esbanjando talento para fotografar batalhas.
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A cena da fuga de Yojimbo é uma das coisas mais lindas que eu já vi no cinema. Kurosawa é um poeta, e sabe perfeitamente o que fazer detrás de uma câmera.
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Sergio Leone deve muuuuito à esse filme. E que filmao.
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Um ótimo "faroeste" no japão feudal, histórico por sua influência, tanto que Sergio Leone ao colocar num contexto de Western Spaghetti o deixou ainda melhor.
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Um detalhe básico dificulta a conexão com a história: o excesso de personagens. Ainda assim, vale conferir Mifune como um samurai que vive para o próprio umbigo e lida com as consequências dessa escolha.
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27/02/09
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Toshiro Mifune está espetacular!
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Tudo que foi dito sobre A Fistful of Dollars também se aplica aqui. A sutil diferença é que, à essa altura, Kurosawa já tinha uma técnica consolidada (em contraste à um Leone em início de carreira) e suficiente bagagem para fazer um filme mais encorpado.
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Então é daqui a inspiração para os roteiros incoerentes de Tarantino! E, com certeza, também para as novelas globais... Uma trama excessivamente teatral, baseada na "santa ingenuidade" dos personagens caricatos. Apenas para apreciadores de Kurosawa.
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Como é bom ver o agente duplo,jogando dos 2 lados,criando suas intrigas,armando arapucas ! Sem nunca deixar a honra e a dignidade serem sobepujadas.
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Kurosawa rules
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Um western com samurais! Um dos melhores filmes de Kurosawa.
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Obra-prima do início ao fim. Poucos filmes foram tão importantes para o faroeste quanto Yojimbo.