Após 60 anos desde seu lançamento, Cinderela ainda continua sendo um dos filmes mais prósperos do estúdio Disney.
Segundo algumas fontes, este teria sido o clássico que salvou o estúdio, que na época enfrentava uma crise devido à Segunda Guerra Mundial que percorreu pela década de 40. Walt Disney decidiu trabalhar em um projeto que lhe recuperasse o vigor do estúdio, e foi necessário muito tempo para isso.
Todas as técnicas utilizadas nesse filme foram as de menor custo, para economizar nesse projeto arriscado, o filme deveria ser promissor ou a supremacia do Estúdio poderia não ter chegado onde chegou. Há informações que mesmo com o Sucesso de Branca de Neve e os Sete anões, os outros filmes acabaram dando prejuízo nessa década e só conseguiram reconhecimento quando relançados em outras épocas.
O resultado de Cinderela foi mais do que o esperado, o longa obteve um alto índice de aceitação e originou a retomada de outros que até fizeram muito mais sucesso, como Peter pan e A Dama e o Vagabundo.
Realmente é um filme encantador para o público infantil, em especial o feminino, mais pela temática do que pelo conteúdo. É considerado um dos 20 melhores filmes de animação, mostrando que mesmo com o passar do tempo é um filme estimado por muitos fãs do gênero.
Muitos o consideram um filme menor da Disney, talvez por se assemelhar muito ao primeiro clássico, que também contava a história de uma princesinha que sonhava com um grande amor, fato que pode ser visto como clichê. Mas se em parte Cinderela não tem o primor e a consideração dada a Branca de Neve e os Sete anões, por ser o primeiro e muito bem trabalhado, por outro lado tem a honra de permanecer como um dos prediletos pelo público mesmo tendo sido gasto muito menos para a sua produção.
Diga se que Walt Disney teria colocado o castelo referente ao filme no centro do Parque Temático numa forma de homenagem a este clássico que "salvou" sua empresa.
O que quero mostrar com isso tudo, é sua importância para os filmes de animação. Este é um clássico que reune os melhores atributos do gênero, personagens extremamente simpáticos, uma trilha sonora repleta de canções marcantes e vencedora do Oscar, e mesmo com orçamento reduzido, um gráfico interessante. todos os personagens funcionam bem, desde a principal, encantadora e inocente como nos outros clássicos, até as vilãs que ao contrário de outras, tem suas ações sempre diretas durante a história, tornando a relação vilão-vítima uma das melhores em animação, fato que não se repetiu muito depois desse clássico.
O resultado de tudo isso é que o considero recomendado para os que apreciam filmes desse gênero.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário