É um classico filme de gângster. O mafioso Scarface tem uma ascensão meteórica dentro da organização criminosa da qual faz parte até entrar em conflito com seu chefe e tentar assumir o controle do bando. Um complicador é sua paixão incestuosa por sua irmã que se acentua quando ela, por sua vez, se apaixona pelo braço direito de Scarface… (complicadinho né?)
Enfim, o filme é contemporâneo a Al Capone e o roteiro é inspirado na história do mafioso; que realmente tinha uma cicatriz como o "Scarface", embora fosse no pescoço e não no rosto. Fato é que muito da história é inspirado em fatos reais e o contexto deste filme é exatamente esse: uma Chicago dos anos 30, com a guerra de gangues rolando solta,onde é mostrada a violência que a máfia levava às pessoas e à sociedade.
Este filme é, portanto, um marco importante da consolidação de um tipo de personagem muito interessante: o anti-herói pois, embora Scarface seja um bandido, o filme nos leva a uma identificação para com ele.
Nota-se uma paixão por cinema vinda de Hawks que, nos minutos iniciais do filme, presta uma singela homenagem ao cinema mudo expondo "cartelas" e mostrando um salão onde houve uma festa de bandidos. A mostração descritiva no lugar do diálogo descitivo é uma forte caracteristica daquele tempo.
Voltando ao filme, ele é tem um ritmo bem legal apesar de ser da decada de 30, onde a montagem ainda não havia dado seus importantes passos na questão de emoção (o que da um salto nos anos 70, em muitos sentidos). De qualquer forma é claramente um filme de personagem, ou seja, os personagens estão em evidencia muito mais que a trama em si. O que é perfeito, uma vez que estão todos os personagens muito bem desenvolvidos, assim como a relação entre eles. Senti falta de um fechamento mehor dos personagens que morrem um atrás do outro... ok,isso é proporcionado pela trama de gangster matando gangster, etc...
É um filme bom de se ver.
NOTA: Eu não ia falar, mas lá vai...
Há um erro de tradução na legenda, ao menos no final, onde Scarface chama sua irmã pelo apelido: Chesca (de Franchesca) e na legenda é mostrado Jéssica... Bola fora, tradutores... =x
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário