Se eu fosse indicar “12 homens e uma sentença” para alguém, qual seria a melhor indicação? A versão original, de 1957, ou este remake de 1997?
Após ter assistido o clássico de 1957 umas três vezes, decidi, por curiosidade, assistir ao remake. Este texto que escrevo é de alguém que acaba de assistir a esta versão de 1997 pela primeira vez.
De todos os remakes que já assisti na minha vida, acredito que nenhum foi tão fiel ao original quanto este caso. Creio que aproximadamente uns 90% das falas dos personagens são iguais nos dois filmes. As principais diferenças se resumem às características físicas de alguns personagens. Na versão mais recente, os jurados 1, 2, 5 e 10 são negros (bem provável que para dar um ar mais atual ao filme). Já os jurados 3, 4 e 8 (este último aquele que pode ser considerado o principal do filme, interpretado por Jack Lemmon no lugar de Henry Fonda) se tornaram mais velhos. Já as características psicológicas dos personagens permanecem as mesmas.
Alguns detalhes (como, por exemplo, a interpretação do jurado 3) fazem com que eu ainda prefira a versão original. Porém, não se pode dizer que este é um remake que estraga o original, como é comum acontecer com a grande maioria das refilmagens. Ambos são praticamente o mesmo filme, com uma diferencinha aqui e outra ali, mas nada que gere uma mudança considerável.
Voltando à pergunta com a qual iniciei este texto, qual das duas versões eu posso indicar para alguma pessoa que não tenha assistido nenhuma delas?
A resposta depende do tipo para a qual faria a indicação: se for uma pessoa apaixonada pelo cinema, independente de suas épocas, indicaria a versão original, que é ligeiramente melhor. Se, por outro lado, a pessoa for alguém mais jovem, que assiste cinema de forma mais casual e não tem o costume de assistir a filmes mais antigos, indicaria o remake, sem me preocupar com a possibilidade desta pessoa estar perdendo algo muito importante do filme original.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário