Ingmar Bergman foi um diretor que ficou conhecido por seus filmes existenciais e reflexivos, em que ele fazia um “estudo da alma” de seus personagens e de suas histórias.
O interesse de Bergman pelo tema fé é bastante visível em suas obras, principalmente em sua chamada “trilogia do silêncio”, formada pelos filmes: Através de um Espelho, O Silêncio, e este Luz de Inverno. O questionamento da fé é um tema que reflete a própria condição do diretor na época, que estava passando por uma crise existencial e possuía dúvidas sobre suas crenças.
O filme conta a história de um pescador que vai buscar ajuda de um pastor quando descobre que a China tem uma bomba atômica e pretende usá-la. Só que o pastor, também temendo a crise nuclear, passa por uma séria crise de fé e teme não poder ajudá-lo. A partir desta premissa simples, Luz de Inverno aborda os mais diversos temas envolvendo a religião, como: o questionamento da existência de um ser superior, o sofrimento de Jesus Cristo, a santidade dos padres, e o mais importante deles: o silêncio de Deus, o abandono que as pessoas sentiam em relação a ele naquela situação tão complicada.
Os personagens da história são bastante complexos e multidimensionais, o pastor Tomas, interpretado por Gunnar Björnstrand, é um homem inseguro, triste e decadente, que perdeu toda a alegria de viver após a morte de sua esposa. A professora Märta, interpretada por Ingrid Thulin, é uma mulher descrente, emocional e apaixonada. Jonas, interpretado por Max Von Sydow, é um homem depressivo, desiludido e que não pensa mais em continuar vivendo sob as ameaças nucleares no mundo.
A história segue um clima depressivo durante toda a sua duração, o clima pesado é amenizado apenas perto do final, onde uma ponta de esperança surge com as palavras finais do pastor. A fotografia seca e bela contribui para o clima melancólico da película, juntamente com os planos lentos e sutis que Bergman usa no decorrer da narrativa. A direção é segura e competente, Bergman dirige o filme com maestria e usa de todas as suas marcas registradas para enriquecer a qualidade técnica do filme.
A narrativa lenta é tanto um ponto positivo quanto negativo para o saldo final do filme, pois ao mesmo tempo em que ela adiciona atmosfera à história, ela também pode causar desinteresse em algumas cenas um pouco longos demais, dependendo da paciência do espectador.
No geral, Luz de Inverno é um filme belo, complexo e instigante, que cumpre muito bem sua proposta, apesar de algumas falhas e defeitos, que não comprometem de forma alguma o resultado final. Ingmar Bergman cria mais um incrível estudo da fé e do existencialismo através de suas experiências de vida, mostrando ao espectador que arte não é nada mais do que um complexo retrato da vida real.
“Momentos antes de morrer, Cristo foi apreendido pela dúvida. Certamente isso deve ter sido sua maior dificuldade. O Silêncio de Deus.” - Algot Frövik
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário