Hable con Ella é um drama refinado, belo, especialmente dirigido por Amoldóvar, que embora a história demore a nos cativar e a entrar num ritmo interessante, e inegável a mão firme de sua direção, ciente de toda uma possibilidade de utilização da linguagem cinematográfica para compor sua trama. O que parece simples é algo bem maior com Amoldóvar.
Roteirizado pelo mesmo, Fale com Ela tem um ritmo relativamente lento no começo, a primeira história seja talvez menos interessantes, em contrapartida, a segunda história traz personagens mais densos envoltos em uma história complexa que abre um leque de possibilidades ao filme, é em torno desse segundo conflito que o filmes ganha força.
O filmes começa com Marco Zuluaga,interpretado com segurança por Darío Grandinetti, que tem um caso com a toreira Lydia - a insuportável Rosario Flores, somos levados por sua história até o instante em que Lydia sofre terrível acidente no trabalho, indo ao coma. Em seguida, conhecemos Benigno, jovem estranho, tido por homosexual por alguns colegas, solitário, ele nutre um amor platônico por Alícia - Leonor Watling, a cujos seios Amoldóvar mencionou no CQC, pelo qual não tem tempo de ser correspondido, Alícia sofre um grave acidente, resultando também no coma. No hospital, onde Benigno é enfermeiro e cuida de Alícia, ele conhece Marco, os dois sobre mesma situação, mas lidando de forma distintas torna-se-ão grandes amigos, e enquanto Lydia e Alícia estão em coma só os resta hablar con ellas. Enquanto o final aguarda grande surpresas.
Bem atuado pela maioria de seus atores, contando com a forte presença de músicas brasileiras em sua Trilha Sonora - em certo momento Marco diz ficar arrepiado com Caetano, que cantava no local onde estava. Claro que quem fala é o diretor, grande admirador de MPB. Vemos que o filme tem grande capacidade de se renovar sem parecer forçado. Amoldóvar passa a sua película condições verossimeis de mudança, ele traz infinita densidade a sua trama. Destaque-se também a genial "digreção" de Amoldóvar durante o filme, onde ele entrecorta determinado trama com uma historieta contada através de um filme mudo. Além disso, os personagens de Amoldóvar em geral pensam como ele, tem alma, não são máquinas equivalentes aos de quaisquer blockbuster. Você não dar nada e eles conhecem arte conceitual, alguns são cinéfilos, outros conhecem MPB, todos especiais passando por problemas tão comuns.
Foi o filme no qual Amoldóvar concorrera ao Oscar por Melhor Diretor e Roteiro Original, ganhando o segundo, um belo drama, um dos melhores filmes do mesmo, forte e belo, Hable con Ella é um belo exemplo de quem queira adentrar na filmografia desse diretor especial que é Pedro Amoldóvar.
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