Aparentemente um filme comun, mas o grande talento de seu diretor faz com que Amantes tome uma maior dimensão. James Gray tem seu maior trunfo em conhecer bem os limites do cinema, e na medida do posssível ele os uza para transgredir ou dar ritmo ao seu filme. Bem como também, é de se louvar por parte de Gray sua pretenção até modesta, o que vindo do circuito de baixo orçamento (diria independente?) dos EUA é algo muito raro. E, sim, realmente tem um algo a mais em torno do personagem Leonard, interpretado por Joaquin Phoenix.
O filme cresce a partir de seus detalhes. Logo de início, vemos um homen que tenta se matar, trata-se de nosso protagonista, Leonard. Após o ocorrido, duas mulheres entram em sua vida. Uma é a bela vizinha, Michelle.A outra, é a amável filha de uma família de futuros sócios de seus pais. Disso, surgirá um grande conflito amoroso, um jogo intricado que mudará a vida de todos.
Interessante como a atuação de Phoenix foi elogiada, pois, a mesma está longe de conter exageiros, típicos do própo cinema americano. Aliás, a maneira de dirigir de Gray situa-se fora de qualquer gênero ou tipo geograficamente localizável.Embora o resultado não agrade por completo, é inegável o sentido de novidade, o quanto tal jovem diretor - o que mais me surpreeende - tenta trilhar seu caminho sem fetiches e apelações.
No filme de Gray a uma penca de detalhes própias do saber fazer cinema. Seja na posição da câmera, mantendo-se distância de seu protagonista, por vezes. Seja no destino que ele reserva a seus personagens, a forma como ele o faz, etc. Gray não precisa de reviravoltas escabulosas nem de sentimentalismo barato pra conquistar nossa empatia.
Ademas, Gwyneth Paltrow (Michelle Rausch) atua consisamente em um papel atípico de toda sua filmografia. Vinessa Shaw (Sandra Cohen ) cresce a cada filme, ganhando destaque no circuito.
Gray tem muito mais a fazer ainda, Amantes não é nem de longe uma obra-prima, é bem executado e tem o seu valor diante da parca cinematografia vinda dos Yankes ultimamente. Vale, sem dúvida, para uma boa conferida.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário