Na verdade, foi em "Caçador de Assassinos" ("Manhunter", 1986) que o famoso psiquiatra-canibal Dr. Hannibal Lecter apareceu nas telonas, na pele de Brian Cox, e não em "Silêncio dos Inocentes" (1991). Tal filme também era baseado no livro de Thomas Harris de 1984, cujo o título era "Dragão Vermelho". E o FILME "Dragão Vermelho", de 2002, é uma nova versão deste de 1986. E, obviamente, muito melhor.
Apesar de ter sido lançado apenas em 2002, após Silêncio dos Inocentes e Hannibal, a trama de Dragão Vermelho se passa antes.
O filme inicia quando o agente Will Graham (Edward Norton) é atacado pelo Dr. Hannibal Lecter (Hopkins), que anteriormente o ajudava nas investigações. Graham consegue detê-lo e prendê-lo. Ferido, o agente se aposenta. Nesta introdução já vemos as mudanças em relação ao livro de Harris, uma vez que tais cenas eram contadas apenas mais para o meio.
Eis que, depois de Graham estar anos afastado do FBI, seu antigo chefe, Jack Crawford (Harvey Keitel) lhe procura em sua casa para pedir ajuda em um caso de um serial killer conhecido como "Fada do Dente" que assassinou duas famílias, deixando a marca de sua dentadura postiça nas vítimas (por isso o seu nome). Will Graham acaba indo pedir ajudas para o Dr. Lecter em sua cela sombria para tentar entender a mente do assassino em série. Aceitando a dar pistas sobre o comportamento do dito cujo, Lecter consegue entrar em contato com o Fada do Dente e pedir com que ele passe um corretivo em Graham e sua família, em vingança de sua prisão.
Porém, neste filme, o Dr. Hannibal Lecter fica como um coadjuvante de luxo. Ele divide a cena com Francis Dolarhyde (Ralph Finnes).
Francis Dolarhyde é o assassino mais assustador da série. Seu comportamento, ao longo do filme, é explicado: cresceu traumatizado, com sua avó o maltrando quando ele urinava no colchão da cama. Mais tarde, ele é conhecido como "Dragão Vermelho" por sua fixação e tatuagem extensa nas costas inspirada na obra de William Blake. Temos também algumas subtramas no filme que o envolvem: o seu caso com a cega Reba, que é muito bem interpretada por Emily Watson. A cena que Dolarhyde "conversa" com o Dragão é aterradora.
O Dr. Hannibal Lecter, mesmo como coadjuvante, continua assustador e frio como sempre, impecavelmente interpretado por Anthony Hopkins, que soube pela terceira vez encarnar de corpo e alma o personagem.
"Dragão Vermelho" é um dos melhores filmes de suspense/policial já feitos, e com a direção precisa e impactante de Brett Ratner e o roteiro excelente de Ted Tally, tem o mesmo gás de Silêncio dos Inocentes e Hannibal, competindo lado a lado. Um filme que prende nossos olhos à tela de início ao fim. Com certeza, se você estiver caçando um filme inteligente, intrigante, assustador e prendedor, não perca Dragão Vermelho.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário